Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

VPPCB - Vice Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas

Sobre a VPPCB

 

A Fiocruz tem papel estratégico na Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) em saúde no país, desde a formulação de políticas públicas até a entrega de bens medicamentosos, diagnósticos e processos de saúde, sempre com valor agregado para a sociedade. A Vice-Presidência de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) é responsável pela proposição de diretrizes da pesquisa institucional e contribui com investimentos em CT&I para a geração de conhecimento e para a formação e qualificação de recursos humanos, por meio de editais internos para projetos e bolsas de pesquisa.

A VPPCB também coordena a gestão das coleções biológicas da Fiocruz, que são fontes de exemplares de micro-organismos, invertebrados, plantas e amostras histopatológicas relacionadas a pesquisas em saúde pública, além de oferecerem produtos e serviços qualificados para aplicações em CT&I. As coleções biológicas são partes essenciais da infraestrutura de pesquisa e fundamentais para áreas como conservação, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. Seu importante papel foi reconhecido pela nova lei brasileira, Lei 13.113 / 15, sobre o acesso aos recursos genéticos.

A VPPCB, por meio de suas ações de  indução  e  fomento à  pesquisa,  trabalha de forma conjunta e alinhada às demais vice-presidências e Institutos da Fiocruz nas temáticas estratégicas vinculadas à agenda de prioridades institucionais.

Voltar ao topoVoltar