Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

O Centro

O Centro de Pesquisa, Inovação e Vigilância em Covid-19 e Emergências Sanitárias – Pavilhão Luiz Fernando Ferreira é fruto de um intenso trabalho coletivo iniciado durante a pandemia de Covid-19, liderado pela Diretoria-Executiva (antiga Vice-Presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional) da Fiocruz.   

O projeto foi idealizado em 2021, com a finalidade de oferecer melhores condições para a produção técnico-científica da Fiocruz e desenvolver uma agenda de pesquisas para o Sistema Único de Saúde (SUS) sobre Covid-19 e possíveis emergências sanitárias futuras.

O projeto foi financiado pelo Ministério da Saúde. As obras foram conduzidas pela Coordenação-Geral de Infraestrutura dos Campi (Cogic) da Fiocruz e concluídas em novembro de 2022. A migração dos laboratórios ocorreu entre dezembro de 2022 e agosto de 2023.

O prédio é dividido em três blocos e três andares, totalizando 11.400 m² de área construída. Ao todo, são 14 áreas laboratoriais de Nível de Biossegurança 2 (NB2) e uma de Nível de Biossegurança 3 (NB3), além de áreas de experimentação animal (NBA2 e NBA3) com capacidade para 4.300 animais. 

Os dois primeiros pavimentos, dedicados à pesquisa e à gestão, abrigam os laboratórios, escritórios e áreas de apoio, como copa, banheiros e almoxarifados. Já o terceiro pavimento funciona como uma área técnica, concentrando os equipamentos necessários à operação do edifício, como a infraestrutura elétrica e de tecnologia da informação.   

Todo o acesso ao interior do Centro é controlado por um sistema automático de identificação, assegurando a segurança das pesquisas, dos equipamentos e dos trabalhadores. Há também câmeras de monitoramento 24 horas em cada setor.

O prédio é equipado com sistemas arrojados de refrigeração, reaproveitamento de energia e tratamento de resíduos, entre outros, ressaltando o comprometimento com a sustentabilidade. Também dispõe de uma central de utilidades, que inclui geradores, reservatórios de água, Central de Água Gelada, Abrigo de Resíduos Sólidos e outras instalações.  

Homenagem a Luiz Fernando Ferreira  

O nome do Centro de Pesquisa, Inovação e Vigilância em Covid-19 e Emergências Sanitárias homenageia o ex-presidente e professor emérito da Fiocruz Luiz Fernando Ferreira. A iniciativa da homenagem partiu das direções do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e da Escola de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) e foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz.  

O pesquisador formou-se em medicina pela Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, em 1962, ano em que foi fundador da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBNT). Concluiu o doutorado na mesma universidade e, em 1966, ingressou como professor titular da Disciplina de Parasitologia na recém-criada Fundação Escola de Saúde Pública.   

Em 1978, criou a paleoparasitologia, ciência que estuda a presença de parasitos em animais extintos e múmias   pré-colombianas, a partir de estudos sobre a esquistossomose mansônica no Brasil, trabalhando com coprólitos (fezes humanas mumificadas preservadas) obtidos em vários sítios arqueológicos brasileiros. Tomou posse como membro honorário da Academia Nacional de Medicina em 2005 e, no ano seguinte, recebeu da Opas o Troféu Gente que faz, concedido a profissionais de incontestável contribuição técnica ou política para o desenvolvimento da saúde.

Estrutura

 

Infraestrutura

 

Impacto ambiental

 

Voltar ao topoVoltar