Início do conteúdo

Divulgação Científica - Estruturas institucionais

Compartilhar:
Estruturas institucionais

Os polos de divulgação científica da Fiocruz são centros cuja própria estruturação está ligada à realização de atividades na área e que desenvolvem cotidianamente e de forma consolidada produtos e iniciativas de comunicação pública da ciência. Eles podem ser formados por uma única equipe engajada em diversas iniciativas ou por setores, núcleos e grupos menores, que geram um robusta conjunto de ações. 

 

INCT-CPCT

O Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) tem como objetivo investigar, desenvolver, aplicar e testar um conjunto de metodologias, instrumentos e ações relacionados com a divulgação científica, que contribuam para a melhoria das atividades nessa área.

Agência Fiocruz de Notícias

A Agência Fiocruz de Notícias (AFN) é um veículo da Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz (CCS), órgão de assessoria da Presidência da Fundação.

Canal Saúde

A criação do Canal Saúde fez parte de uma inquietação do controle social da saúde: como levar o conceito ampliado de saúde ao conhecimento da população? O tripé formado por informação, educação e comunicação foi apontado como resposta na 10ª Conferência Nacional de Saúde, em 1992.

Editora Fiocruz

Desde 1993, a Editora Fiocruz divulga e amplia o acesso ao conhecimento científico produzido nas diferentes áreas da saúde.

Museu da Vida

O Museu da Vida foi criado em 1999, como parte da Casa de Oswaldo Cruz (COC/fiocruz). A COC é um centro dedicado à preservação da memória da Fiocruz e às atividades de divulgação científica, pesquisa, ensino e documentação da história da saúde pública e das ciências biomédicas no Brasil.

Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

A Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) é um projeto educativo bienal promovido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estimular o desenvolvimento de atividades interdisciplinares nas escolas públicas e privadas de todo o país.

Rede PMA

O Programa de Políticas Públicas, Modelos de Atenção e Gestão do Sistema e Serviços de Saúde (PMA) foi criado para fomentar, induzir e gerir redes de pesquisa aplicada na área de saúde pública, de forma que os resultados das pesquisas sejam apropriados pelos interlocutores/público-alvo – trabalha

VideoSaúde

A VideoSaúde faz pesquisa, captação, catalogação, tratamento, produção e distribuição de audiovisuais sobre saúde.

Voltar ao topoVoltar