Até que cheguem às prateleiras das farmácias, todos os medicamentos devem obrigatoriamente passar por uma série de ensaios que garantam sua qualidade, conforme estabelece a Política Nacional de Medicamentos. Na Fiocruz, o Laboratório de Serviço de Equivalência e Farmacocinética (Sefar) desempenha um papel fundamental ao oferecer esses testes tanto para a indústria pública quanto privada.
O Serviço de Equivalência e Farmacocinética (Sefar) realiza as análises de equivalência farmacêutica e de bioequivalência. Os estudos de equivalência farmacêutica envolvem análises comparativas de controle de qualidade entre dois medicamentos - o teste e o de referência - com o mesmo princípio ativo e dose. Já os estudos de bioequivalência representam a etapa subsequente, na qual esses mesmos medicamentos são administrados em voluntários saudáveis para avaliar sua segurança e eficácia.
Além disso, o Sefar atua em diversos projetos de pesquisa na Fiocruz e em outros institutos, em busca do desenvolvimento de novos tratamentos, sobretudo para doenças negligenciadas. Essas são investigações para o desenvolvimento de novas moléculas candidatas a fármacos e de outras associações.
Laís Bastos da Fonseca
Tel: (21) 3865-9568/9529
E-mail: sefar@fiocruz.br
Campus central da Fiocruz (ao lado do Hospital Evandro Chagas)
Av. Brasil 4365, Manguinhos - Rio de Janeiro/ RJ