Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Determinantes sociais

Foto de comunidade

Ao serem instituídos, os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) abriram espaço para uma ampla abordagem sobre o processo saúde-doença, ao mesmo tempo em que contribuem significativamente para a saúde coletiva, estimulando programas orientados à promoção da equidade na agenda pública.

A Fiocruz, por meio da Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS), colabora com o aprofundamento desses debates na forma de projetos, documentos e acordos de cooperação. O Observatório de Saúde Urbana da Universidade Federal de Minas Gerais é resultado de um dos acordos da instituição. Já a Fundación para el Desarollo da La Salud Publica (Fundesalud), de Cali, na Colômbia, é uma instituição com o a qual a Fiocruz mantém acordo. O eixo comum, central e estratégico das ações é o estudo dos determinantes sociais do processo saúde-doença.

Outra iniciativa exemplar foi a primeira Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde – Região Nordeste, realizada em Recife, em 2013. Com a participação da Fiocruz, o evento envolveu o Ministério da Saúde, os Conselhos Nacionais de Saúde dos Estados e Município (Conass e Conasems), a Opas e contou com a parceria do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES). A próxima Conferência, prevista para 2016, será sediada na região Norte.

No âmbito institucional, a VPAAPS constituiu a Câmara Técnica de Promoção da Saúde, que desde 2012 trata da temática dos DSS.
 

Voltar ao topoVoltar