Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Coronavírus

Compartilhar:
Se Liga no Corona!
Unidos contra a Covid-19
0
1
2

Perguntas e respostas

Segundo o Ministério da Saúde, é recomendável que cada pessoas tenha 5 máscaras de pano. A máscara deve ser trocada quando estiver úmida ou suja, e também quando completar 2h de uso.

Se possível, destine apenas um cômodo da casa para essa pessoa ficar enquanto permanecer com sintomas e mantenha o espaço bem ventilado.

Higienize bem as mãos com água e sabão ou álcool a 70%, líquido ou gel. O uso de máscaras também é importante, tanto para você quanto para a outra pessoa. Se você tiver algum sintoma da doença, o ideal é que não frequentem no mesmo ambiente. (...)

As crianças não devem sair na rua neste período de recomendação de isolamento social, pois muitas pessoas podem ter o vírus, mesmo sem apresentarem os sintomas.

 

Uma das maiores prevenções é manter a distância entre as pessoas. Por isso, se possível, o ideal é que as pessoas não sentem muito próximas.

Qualquer remédio deve ser utilizado com prescrição e orientação médica. Em caso de febre ou dor, use antitérmicos e analgésicos à base de paracetamol ou dipirona.

É importante manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, não fumar, não usar drogas e não consumir bebidas alcoólicas, priorizando fazer coisas que lhe deem prazer (mas sempre respeitando a recomendação de não sair de casa).

Não. Mas qualquer pessoa é capaz de transmitir o vírus para outras. Nesta situação de morar com alguém do grupo de risco é fundamental manter os cuidados de higiene pessoal, em especial a lavagem das mãos.

Porque todas as pessoas podem ter um papel na transmissão. Cada pessoa que fica em casa, deixa de transmitir e diminui o risco de transmitir para uma pessoa do grupo de risco. (...)

É importante a gestante procurar alguma unidade de saúde imediatamente, para que ela possa ser avaliada, receba orientações e seja também monitorada nos 14 dias seguintes.

Assim que os alimentos chegarem em casa, é importante fazer a higienização de cada item. Se for em embalagem, uma solução desinfetante é suficiente. E em relação a verduras e frutas , o uso de hipoclorito é recomendado.

Sim. O Ministério da Saúde tem apoiado instituições e monitorado diariamente pesquisas que objetivam identificar um tratamento efetivo para a Covid-19. Entre elas, em especial um consórcio de estudos que utilizará o plasma (...)

Sim. A partir de abril de 2020, o Ministério da Saúde passou a recomendar à população brasileira o uso de máscaras e a orientar a produção de máscaras caseiras (...)

Para que possamos voltar às nossas rotinas o mais breve possível, o isolamento social é o principal foco no momento.

Não há evidência científica de que isso seja verdade, uma que vez que, embora a vitamina D ofereça alguma melhoria da imunidade do ponto de vista laboratorial, não está comprovadamente associada a uma redução de risco de infecção por coronavírus. No entanto (...)

O vírus que causa a Covid-19 é transmitido principalmente através de gotículas geradas quando uma pessoa infectada tosse, espirra ou fala. Essas gotículas são muito pesadas para ficar no ar e caem rapidamente em pisos ou superfícies...

Sim. Fumar danifica os pulmões e outras partes do corpo. Além disso, aumenta o risco de desenvolvimento da forma grave da Covid-19.

 

A limpeza de superfícies pode ser feita com água e sabão (qualquer sabão de uso comum, como detergentes), álcool a 70% ou hipoclorito a 0,1%.

Azitromicina é um antibiótico e, portanto, não ataca vírus. Os antibióticos são indicados apenas contra bactérias.

 

O novo coronavírus que está causando a atual pandemia faz parte de uma grande família de vírus, mas é bastante diferente geneticamente de outros coronavírus que já atingiam animais e seres humanos anteriormente (...)

Ainda não há estudos específicos sobre a interação entre o novo coronavírus e a vacina da gripe (ou outras vacinas) em portadores assintomáticos, mas (...)

As formas de transmissão habituais são aquelas que levam a secreção da pessoa infectada para as mucosas respiratórias da pessoa suscetível (...)

As infecções graves por coronavírus podem deixar um certo grau de fibrose pulmonar. Mas isso especificamente nos pacientes que vão para terapia intensiva, serão submetidos à ventilação mecânica, vão respirar por aparelhos (...)

Campanha Se liga no corona!

Fiocruz lança campanha de comunicação contra Covid-19 em favelas com organizações comunitárias

 

Integração de esforços

Iniciativa promove a produção de análises integradas, tecnologias e soluções para o enfrentamento da pandemia

 

 

Banco de imagens

Fiocruz Imagens disponibiliza galeria exclusiva com o propósito de fornecer insumos visuais para pesquisa, ensino, comunicação e saúde

 

Plano de contingência e materiais para download

 

Baixe e compartilhe informação de confiança

 

Ministério da Saúde

Conheça melhor o coronoavírus: suas formas de transmissão, proteção, boletins epidemiológicos e tire suas principais dúvidas.

 

Aplicativo

Confira o aplicativo desenvolvido pelo Ministério da Saúde sobre o coronavírus, disponível em download gratuido para iOS e Android

 

Voltar ao topoVoltar