Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Coronavírus

Compartilhar:
Arte de divulgação
Arte de divulgação
Se Liga no Corona!
Unidos contra a Covid-19
0
1
2
3
4

Perguntas e respostas

Sim. Há relatos de pessoas que sabidamente tiveram Covid-19, mas nunca apresentam exame sorológico positivo.

Os testes sorológicos não são capazes de informar se a pessoa transmite ou não o vírus e podem permanecer positivos mesmo após a pessoa ter se recuperado da doença, quando o paciente não transmite mais a infecção.

O PCR-RT indica a presença do material genético nas secreções respiratórias, e está indicado para diagnóstico da doença no período entre o 1º e o 7º dia após o início dos sintomas.

Até o momento, não há nem vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar a Covid-19.(...) No entanto, Fiocruz participa de acordo internacional para compra de lotes e transferência de tecnologia para vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford (...)

Para limpeza de embalagens, o ideal é uma parte de água sanitária para nove de água; para alimentos a proporção é de uma colher de sopa do produto em cada litro de água (...)

Não há uma recomendação específica para lavar ovos como prevenção à Covid-19. Sabemos que a lavagem de ovos pode causar dano à película microscópica que recobre a casca, facilitando a entrada de bactérias (...)

A OMS afirma que o novo coronavírus, causador da Covid-19, não é mais resistente ao calor do que outros vírus e bactérias eventualmente encontrados em alimentos (...) alimentos devem ser bem cozidos e/ou aquecidos a pelo menos 70°C

Em caso de viagens imprescidíveis, as pessoas devem manter as mesmas medidas de protação adotadas em locais públicos (...)

A única forma de saber se os infectados ainda transmitem o vírus é fazendo exames específicos para isso. De modo geral, considera-se que após 14 dias do início dos sintomas os pacientes já não transmitem mais a doença (...)

Entidades nacionais e internacionais consideram que o benefício da amamentação é maior do que os riscos, mas há recomendações para mães infectadas com coronavírus. Veja (...)

Estudos ainda não confirmam se há ou não transmissão do novo coronavírus por meio do leite materno. Para as mães com suspeita ou diagnóstico confirmado de Covid-19, o aleitamento materno pode ser mantido, desde que sejam observadas as medidas de prevenção recomendadas (...)

Sim. O novo coronavírus representa risco para mãe durante a gravidez, em especial no terceiro trimestre e no pós-parto, com maior risco de parto prematuro.

Com base nas evidências disponíveis, as crianças não correm maior risco de adoecimento por Covid-19 em relação aos adultos. Em geral, as crianças apresentam sintomas mais leves da doença.

Não apenas os profissionais de Saúde, mas qualquer pessoa deve adotar cuidados essenciais ao voltar para casa, como medida para evitar a disseminação do novo coronavírus.

O álcool isopropílico tem menos risco de oxidar as peças de aparelhos eletrônicos. Entretanto, ele provoca maior secura da pele, é mais tóxico e tem menor atividade contra vírus.

Limpar objetos que tenham tido contato com a rua é importante para evitar contaminação. Não é necessário recorrer à água sanitária (a não ser frutas, verduras e legumes). Basta usar água e detergente ou álcool 70%.  

Em virtude da pandemia pelo novo coronavírus, as viagens nacionais e internacionais estão restritas ou suspensas.

É falsa a notícia (...) Especialistas brasileiros afirmam não existir possibilidade de que o vírus resista nas máscaras durante o processo de fabricação, embalagem e o tempo entre o despacho do material na China e a chegada ao Brasil (...)

Como ainda não há tratamento específico para a doença, a eliminação do novo coronavírus depende da capacidade de resposta do sistema imunológico de cada pessoa.

Vertical: Apenas pessoas do grupo de risco ficam em casa. (...) Horizontal: Todos devem permanecer em casa. (...) Lockdown: O trânsito de pessoas nas ruas é completamente restrito, exceto trabalhadores de áreas essenciais (...)

Assim que os alimentos chegam em casa, é importante fazer a higienização de cada item. Se o alimento for embalado, a lavagem com água e sabão ou desifecção com álcool a 70% é suficiente.

Sim, é verdadeira essa notícia. Alguns pacientes, especialmente na China, voltaram a apresentar resultados positivos em testes laboratoriais, dias após não apresentarem mais sintomas.

Até o momento, não há nem vacina nem medicamento antiviral específico para prevenir ou tratar a Covid-19.

É importante a gestante procurar alguma unidade de saúde imediatamente, para que ela possa ser avaliada, receba orientações e seja também monitorada nos 14 dias seguintes. Como se trata de uma doença nova, não se sabe com certeza dos impactos para as gestantes. 

Plano de Convivência

Plano de Convivência

Faça o download da primeira versão do documento de orientação da Fiocruz, publicada em 1/8/2020

 

Campanha Se liga no corona!

Fiocruz lança campanha de comunicação contra Covid-19 em favelas com organizações comunitárias

 

Cobertura diária da Covid-19

Boletim diário de atualização sobre a pandemia de Covid-19 do Canal Saúde.

Integração de esforços

Iniciativa promove a produção de análises integradas, tecnologias e soluções para o enfrentamento da pandemia

 

 

Mostra audivisual Ciência, Saúde e Sociedade

 

O olhar dos historiadores


Série de artigos produzida pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) traz reflexões sobre temáticas que dialogam com os dilemas e processos relacionados à pandemia em curso.

 

Banco de imagens

Fiocruz Imagens disponibiliza galeria exclusiva com o propósito de fornecer insumos visuais para pesquisa, ensino, comunicação e saúde

 

Registros de vivências brasileiras

Iniciativa acolhe produções audiovisuais de todo o Brasil para registrar as muitas vivências nacionais sobre a pandemia.

 

Voltar ao topoVoltar