A Fiocruz possui diversos acervos, coleções ou obras reconhecidas pelo Programa Memória do Mundo, iniciativa internacional promovida e coordenada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) que tem como intuito garantir a preservação e o acesso ao patrimônio documental e digital de maior relevância para os povos do mundo.
A Casa de Oswaldo Cruz possui a guarda de quatro dos acervos reconhecidos pela Unesco, sendo eles:
Negativos de vidro do Fundo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC): Imagens da rotina do Instituto Oswaldo Cruz no início do século 20, produzidas pelo fotógrafo J. Pinto, integram negativos de vidro do Fundo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC): atividades de produção de soros e vacinas e de pesquisa e ensino em medicina experimental, além de imagens das expedições pioneiras de cientistas de Manguinhos pelo país, estão entre os registros.
Fundo Oswaldo Cruz: Reúne documentos referentes à vida pessoal e à trajetória profissional do cientista Oswaldo Cruz, como pesquisador e diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e da Diretoria Geral de Saúde Pública e prefeito de Petrópolis.
Fundo Carlos Chagas: Reúne documentos referentes a vida pessoal e a trajetória profissional do cientista Carlos Chagas, que, entre outras funções, foi pesquisador e diretor do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e professor catedrático da Universidade do Rio de Janeiro.
Arquivo Fotográfico da Fundação Rockefeller no Brasil (1930-1940): Composto por mais de quatro mil e duzentas fotografias e 633 negativos de vidro, o acevo mostra os esforços empreendidos para eliminar os vetores da febre amarela e da malária, além do processo de produção da primeira vacina eficaz contra a febre amarela.
Saiba mais no site da Casa de Oswaldo Cruz.
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica tem a guarda da seguinte obra reconhecida pela Unesco:
Formulário Médico: Com data de 1903, o manuscrito traz uma série de receitas e tratamento para as mais diversas doenças que assolavam a população no período histórico em que foi criada, no território da América Portuguesa, entre fins do século 17 e início do 18.