Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sobre o Preservo

Sobre o Preservo

Um dos mais renomados centros de ciência e tecnologia em saúde da América Latina e Caribe, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é também uma instituição singular por reunir acervos científicos e culturais de diversas modalidades, acumulados ao longo de seus mais de 120 anos de existência. 

Para aprimorar as ações de preservação, ampliar o acesso ao público e promover uma maior integração desses acervos – constituídos por bens arquivísticos, bibliográficos, biológicos, museológicos, arquitetônicos, urbanísticos e arqueológicos – foi criado o Preservo - Complexo de acervos da Fiocruz. 

O Preservo tem como objetivos:  a) estabelecer um novo nível de organização e maior integração das ações entre os diferentes agentes da instituição responsáveis pelos bens culturais e científicos; b) estabelecer infraestrutura adequada à preservação do patrimônio científico e cultural da instituição; c) desenvolver metodologias, tecnologias e políticas de preservação; d) tornar acessível ao público o conhecimento produzido sobre e a partir desses acervos a partir da digitalização e da interoperabilidade de sistemas de informação. 

Elo formulador, orientador e consultivo para a formação de uma rede entre as unidades técnico-científicas da Fiocruz que detém a custódia desses acervos, o Preservo é a instância articuladora para implementar a Política de Preservação dos Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz, publicada em 2018 e atualizada em 2020. 

Esta política estabelece os princípios gerais, as diretrizes, e objetivos que orientam as atividades de constituição, preservação, gestão integrada e acesso aos acervos científicos e culturais sob a guarda da Fiocruz. Aplica-se aos acervos: 

  • Arquitetônico, urbanístico e arqueológico 

  • Arquivístico 

  • Bibliográfico 

  • Museológico 

  • Coleções biológicas 

Para estruturar a governança da rede foi constituído pela Presidência da Fiocruz o Comitê gestor do Preservo, composto por representantes das diferentes áreas envolvidas. 

O Preservo prevê para sua plena implantação o desenvolvimento de quatro dimensões: a) conceitual; b) processual ou de documentação normativa e de referência; c) preservação e acesso físico; d) preservação e acesso digital.  

A dimensão da documentação normativa e de referência compreende a Política de Preservação dos Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz, e que esta abarque todas as políticas específicas, programas, planos e manuais desenvolvidos ou a serem desenvolvidos no âmbito da instituição no que se refere aos seus acervos científicos e culturais.  

Voltar ao topoVoltar