Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Sobre o Preservo

Sobre o Preservo

Um dos mais renomados centros de ciência e tecnologia em saúde da América Latina e Caribe, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é também uma instituição singular por reunir acervos científicos e culturais de diversas modalidades, acumulados ao longo de seus mais de 120 anos de existência. 

Para aprimorar as ações de preservação, ampliar o acesso ao público e promover uma maior integração desses acervos – constituídos por bens arquivísticos, bibliográficos, biológicos, museológicos, arquitetônicos, urbanísticos e arqueológicos – foi criado o Preservo - Complexo de acervos da Fiocruz.  

Elo formulador, orientador e consultivo para a formação de uma rede entre as unidades técnico-científicas da Fiocruz responsáveis pela guarda desses acervos, o Preservo é a instância articuladora para implementar a Política de Preservação dos Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz, publicada em 2018 e atualizada em 2020.  

Para estruturar a governança da rede, foi constituído o Comitê gestor do Preservo, composto por representantes das diferentes áreas envolvidas. 

Entre as ações de preservação e acesso físico, destaca-se o acordo de cooperação entre a Fiocruz, o ICCROM e o Instituto Canadense de Conservação que permitiu o desenvolvimento de um Sistema de Gestão de Riscos para o Patrimônio Cultural. O projeto contou com o apoio financeiro do BNDES, o que permitiu o tratamento técnico de itens de acervo de diferentes naturezas e a revitalização de suas estruturas de salvaguarda. Também foi elaborado o Protocolo para prevenção de incêndio nos edifícios e áreas históricas localizadas nos campi Fiocruz. 

Símbolo da Fiocruz, o Pavilhão Mourisco passou a contar com sistemas de detecção e combate a incêndios, aumentando, assim, a segurança dos usuários e, ao mesmo tempo, garantindo a proteção da edificação e do acervo nele abrigado, que inclui a Seção de Obras Raras, vinculada à Biblioteca de Manguinhos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) e a Coleção Entomológica do Instituto Oswaldo Cruz (IOC). 

No que diz respeito à preservação e acesso digital, foi elaborado e implementado o Programa de Preservação Digital de Acervos da Fiocruz, que estabelece diretrizes para constituir a infraestrutura física e lógica necessária para armazenar e dar acesso aos itens digitais ou digitalizados dos acervos científicos e culturais da Fiocruz, e o Manual de Digitalização. Também foi instituído o Fórum de Preservação Digital, instância consultiva para o desenvolvimento e articulação das ações de preservação digital. E, em 2024, a Fiocruz passou a integrar a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana/IBICT). 

O Preservo contempla ainda a constituição de uma plataforma de digitalização de diferentes tipologias de acervos e o desenvolvimento de uma rede de laboratórios de conservação e restauração. Os equipamentos adquiridos para a digitalização dos acervos vão permitir uma ampliação do potencial de pesquisa e intercâmbio científico, pois a tecnologia utilizada garante escaneamento em nível microscópico e tridimensional, especialmente precioso para o acesso, de qualquer país do mundo, a itens das coleções biológicas.  

O Preservo conta com recursos do orçamento da Fiocruz e busca fomento externo, tendo já contado com aportes de agentes nacionais (BNDES, CNPQ, Faperj) e internacionais (Getty Foundation, Canadian Conservation Institute). Esses recursos têm sido destinados à aquisição de equipamentos, acessórios e serviços para garantir a continuidade e ampliação de suas ações como programa estratégico da agenda institucional. 

Conheça outras ações do Preservo - Complexo de Acervos da Fiocruz 

Sobre o Preservo

Voltar ao topoVoltar