A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é um dos principais centros de ciência e tecnologia em saúde da América Latina e Caribe, com mais de 120 anos de história. Para preservar e ampliar o acesso aos seus acervos científicos e culturais, foi criado o Preservo - Complexo de Acervos da Fiocruz.
O Preservo integra e orienta as unidades técnico-científicas da Fiocruz na preservação de bens arquivísticos, bibliográficos, biológicos, museológicos, arquitetônicos, urbanísticos e arqueológicos. Ele implementa a Política de Preservação dos Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz, atualizada em 2020.
Destaques incluem um acordo de cooperação com o ICCROM e o Instituto Canadense de Conservação para desenvolver um Sistema de Gestão de Riscos para o Patrimônio Cultural e financiamento do BNDES o Pavilhão Mourisco agora conta com sistemas de detecção e combate a incêndios, protegendo a edificação e seu acervo.
No âmbito digital, foi implementado o Programa de Preservação Digital de Acervos da Fiocruz, que estabelece diretrizes para armazenar e promover o acesso a longo prazo aos itens digitais. A Fiocruz também integra a Rede Brasileira de Serviços de Preservação Digital (Rede Cariniana/IBICT).
O Preservo busca recursos externos e já recebeu aportes de agentes nacionais e internacionais para garantir a continuidade de suas ações.
Conheça mais sobre o Preservo - Complexo de Acervos da Fiocruz.