Cooperação Social

A Coordenação de Cooperação Social (CCSP) é o órgão da Presidência da Fiocruz que assume o compromisso de interagir com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e o poder público para desenvolvimento de estratégias e iniciativas em escala local, regional e nacional que contribuam no enfrentamento e redução das desigualdades e iniquidades socioambientais em saúde.  

Sua atuação se dá a partir do arcabouço teórico e conceitual da promoção da saúde, da Estratégia Fiocruz para Agenda 2030, do Programa Institucional de Territórios Saudáveis e Sustentáveis, em alinhamento com as resoluções dos Congressos Internos e decisões do Conselho Deliberativo, dos temas prioritários da Presidência da Fiocruz e da atual gestão do Ministério da Saúde. 

A Cooperação Social adota metodologias participativas e territorializadas com objetivo de reforçar e ampliar as capacidades das populações vulnerabilizadas de mobilização, análise, proposição e controle social de políticas públicas e de defesa do SUS. Para tanto, articula-se em redes com Unidades Técnico-Científicas da Fiocruz – denominadas plataformas colaborativas – e estimula a construção de redes sociotécnicas com organizações de base sociocomunitária e movimentos sociais. 

grupo de pessoas participantes da oficina com cartazes na mão sobre saneamento básico e acesso a água potável
Debate teve como principal objetivo discutir o acesso à água e saneamento e contou com a participação de representantes da Fiocruz, associações de moradores e coletivos de comunicação comunitária
logo do CPOP
Após a fase recursal da Etapa 1, instituições divulgam a lista final de Cursinhos habilitados para Etapa 2
Logo do CPOP
As inscrições não habilitadas poderão apresentar recurso até às 23h59 do dia 24/05/2025
Roda de conversa Ciência, Saúde e Participação Popular: Tecendo Redes em Defesa do SUS. Na arte, um fundo azul ilustra um padrão de rede interligada.
Atividade será realizada no dia 29 de maio na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, com exibição do documentário “Herança Social”
Trabalhadores surdos no auditório do Museu da Vida Fiocruz durante dinâmica proposta na primeira ação do grupo Sobre Nós
A ação reuniu representantes de diversas unidades da Fundação e marca o início de uma nova fase de organização coletiva e colaborativa