Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Receitas e despesas


Nesta seção, são divulgadas informações sobre a receita e a execução orçamentária e financeira da Fiocruz, além do cronograma de pagamentos e das despesas com diárias e passagens pagas a servidores públicos em viagens a trabalho, no interesse da Administração Pública.

Despesas

Para encontrar as informações sobre despesas no Portal Transparência, basta acessar os links acima ou efetuar o passo a passo a seguir:

1 - Acessar o Portal da Transparência;

2- No menu superior, localizar “Consultas Detalhadas” → “Despesas Públicas”;

  Alternativamente, clicar no ícone “Despesas e Receitas” e então selecionar “Despesa, consulta”

3- Na tela seguinte, escolher a opção “Pela classificação contábil da despesa”;

 4- Utilizar a barra lateral esquerda de filtros para escolher um filtro e fazer a sua busca. As opções de filtro mais utilizadas são:

Período, órgão, programa orçamentário, ação orçamentária, plano orçamentário, grupo e natureza de despesa;

5- Para acessar os dados de execução orçamentária e financeira, digitar no filtro “órgão” a sigla Fiocruz ou, ainda, o código 36201. Aguardar o carregamento completo do nome do Órgão e selecioná-lo: Fundação Oswaldo Cruz Órgão superior: Ministério da Saúde em seguida, clicar em Adicionar;

6- Depois, é só clicar em Consultar. Na tela na lateral esquerda poderá ser consultado os valores consolidados empenhados, liquidados e pagos pela Fiocruz.

Clique aqui para acessar as Despesas

Receitas

São consideradas receitas, os recursos financeiros (impostos, taxas, contribuições, entre outros) auferidos e que servem para custear as despesas e os investimentos.

 Para acessar a execução das receitas da Fiocruz:

1 - Acessar o Portal da Transparência;

2- No menu superior, localizar “Consultas Detalhadas” → “Receitas Públicas”;

3 - Utilizar a barra lateral esquerda de filtros para escolher um filtro e fazer a sua busca. As opções de filtro mais utilizadas são:

Período, órgão, programa orçamentário, ação orçamentária, plano orçamentário, grupo e natureza de despesa;

4 - Para acessar os dados de Receitas Públicas, digitar no filtro “órgão” a sigla Fiocruz ou, ainda, o código 36201. Aguardar o carregamento completo do nome do Órgão e selecioná-lo: Fundação Oswaldo Cruz Órgão superior: Ministério da Saúde em seguida, clicar em Adicionar;

5- Depois, é só clicar em Consultar.

Clique aqui para acessar as Receitas

Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)

1 - Acessar o Portal da Transparência;

2- No menu superior, localizar “Consultas Detalhadas” → “Viagens a Serviço”;

3- Utilizar a barra lateral esquerda de filtros para escolher um filtro e fazer a sua busca. As opções de filtro mais utilizadas são:

    Período, órgão, programa orçamentário, ação orçamentária, plano orçamentário, grupo e natureza de despesa;

4- Para acessar os dados de Viagens a Serviço, digitar no filtro “órgão” a sigla FIOCRUZ ou, ainda, o código 36201 Aguardar o carregamento completo do nome do Órgão e selecioná-lo: : Fundação Oswaldo Cruz Órgão superior: Ministério da Saúde.

Em seguida, clicar em Adicionar;

5- Depois, é só clicar em Consultar.  

6 – Na barra lateral esquerda inserir período a ser consultado, clicar em adicionar, consultar

Clique aqui para acessar os dados sobre Concessão de Diárias e Passagens

Ordem dos Pagamentos

Para acessar as listagens de pagamentos da Fiocruz por ordem cronológica, escolha o exercício financeiro que deseja consultar. A partir daí estarão disponibilizadas as planilhas de pagamento por mês em xlsx. A medida tem por finalidade atender a Instrução Normativa nº 2, de 6 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a observância da ordem cronológica de pagamento das obrigações relativas ao fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços, no âmbito do Sistema de Serviços Gerais. 

O detalhamento da ordem cronológica de pagamento das obrigações relativas ao fornecimento de bens, locações, realização de obras e prestação de serviços, conforme Instrução Normativa nº 02, de 6 de dezembro de 2016:

Clique aqui para acessar as Ordens de Pagamento

Programação Financeira

O Decreto Anual de Programação Orçamentária e Financeira estabelece cronograma de limites de pagamento de acordo com as regras fiscais vigentes para o exercício, cabendo aos órgãos setoriais observá-los quando da realização dos pagamentos relativos às dotações do exercício e aos restos a pagar.  

Para encontrar as informações sobre o Cronograma de pagamento da Fiocruz, basta efetuar o passo a passo a seguir:

1 – Acessar o Cronograma de Pagamentos dos Órgãos do Poder Executivo da União

2 – Selecione o mês na coluna à esquerda e faça o download

3 – As informações pertinentes à FIOCRUZ são identificadas por meio do número e nome do Órgão “36000 Ministério da Saúde

Clique aqui para acessar o Cronograma de Pagamento 

Demonstrações Contábeis

Obedecendo as principais normas legais e técnicas adotadas em suas  operações orçamentárias, financeiras e patrimoniais, conforme: Lei 4.320/1964, Lei Complementar no 101/2000, Lei no 14.144/2021 (LOA), Decreto no 10.699/2021 (Programação orçamentária e financeira), o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, Plano de Contas Aplicado ao Setor Público e os Manuais SIAFI. Anualmente ao final de cada exercício são gerados os Demonstrativos Contábeis Obrigatórios da Fiocruz (Balanços Orçamentário, Financeiro e Patrimonial, as Demonstrações das Variações Patrimoniais, do Fluxo de Caixa e das Mutações do Patrimônio Líquido), sujeitando-se à orientação normativa e supervisão técnica do órgão central do Sistema de Contabilidade Federal na forma do artigo 6o, parágrafo 3o, do Decreto no 6.976/2009. 

Clique no link correspondente ao ano do exercício para fazer download.

Exercício 2021

Exercício 2020

Exercício 2019

Exercício 2018

Exercício 2017

Exercício 2016

Exercício 2015

Exercício 2014

Exercício 2013

Painel Fiocruz Transparente

A Fiocruz possui o Painel Transparente Fiocruz, ferramenta adicional desenvolvida para atendimento às necessidades de gestão Interna em que estão disponíveis informações orçamentárias das unidades Fiocruz.

Clique aqui para acessar o Painel Transparente Fiocruz

Painel Fiocruz Transparente Financeiro

A Fiocruz possui o Painel Fiocruz Transparente Financeiro, ferramenta adicional desenvolvida para atendimento às necessidades de gestão Interna. O Painel tem como objetivo permitir que as unidades gestoras possam tomar decisões inerentes ao seu saldo atual com base em dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) referentes aos recursos financeiros disponíveis, liquidações e os valores já pagos, com as informações do atual exercício e de restos a pagar (exercícios anteriores).

Este Painel oferece de forma resumida e curada pelo Departamento Financeiro (Defin) da Coordenação Geral de Administração (Cogead), o cenário financeiro atual da Fiocruz, com destaque para limite de saque, liquidados a pagar e pagamentos.

A execução financeira representa a utilização dos recursos financeiros com vistas ao atendimento e à realização das ações orçamentárias atribuídas a cada unidade.

Clique aqui para acessar o Painel Fiocruz Transparente Financeiro.

Voltar ao topoVoltar