A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é clara: o melhor alimento para o bebê é o leite materno, e a orientação é que ele seja o alimento exclusivo até os seis meses de vida do bebê. No entanto, a amamentação nem sempre é um processo fácil. Além das dificuldades que podem ocorrer nesse período, há muitos mitos e informações erradas circulando sobre essa prática, tão importante para a conexão entre mãe e bebê e para a saúde da criança.
Nesta página especial, estão reunidas diversas matérias, entrevistas e iniciativas relacionadas ao aleitamento materno e sobre serviços oferecidos na Fiocruz em defesa da amamentação.
Além disso, você pode conferir informações sobre a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, considerada a maior e mais complexa do mundo e com coordenação sediada na Fiocruz. O Banco de Leite Humano (BLH) é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto.