A Divulgação Científica é uma das áreas estratégicas da Fiocruz, estruturada a partir de um conjunto de princípios e diretrizes que se articulam às ações da instituição em diferentes campos. Considerada uma responsabilidade social, a área adquiriu, ao longo das últimas décadas, maior relevância frente aos desafios crescentes que a ciência, a tecnologia e a inovação em Saúde trouxeram para o desenvolvimento econômico e social do país. Na Fiocruz, é representada pela Coordenação de Divulgação Científica.
A área conta também com estruturas de governança, como o Fórum de Divulgação Científica, ao qual estão ligados grupos de trabalho específicos para diferentes estratégias e iniciativas. A Política de Divulgação Científica, publicada em 2020, embasa e unifica as ações de toda a Fiocruz na área. Por isso, apresenta interseções com diversas políticas da Fundação, integrando projetos como a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente, o programa Mulheres e Meninas na Ciência e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
Para a Fiocruz, apropriar-se e engajar-se em debates relacionados à produção de conhecimentos e práticas científicas resume, em boa medida, as estratégias que vêm sendo adotadas pela instituição com vista à formação cidadã e compreensão pública da ciência. Segue-se, dessa forma, a lógica de que o conhecimento científico e tecnológico produzido deve estar acessível ao público em geral, apresentado de forma dialógica e por meio de plataformas e conteúdos voltados para diferentes atores sociais.