Início do conteúdo

Observatório Covid-19

O Observatório Covid-19 Fiocruz tem como função produzir informações para ação. Seu objetivo geral é o desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira. 

O observatório está estruturado de modo colaborativo, permitindo que as iniciativas e os trabalhos já desenvolvidos nos diversos laboratórios, grupos de pesquisas e setores da Fiocruz, no âmbito de suas competências e expertises, desenvolvam suas atividades de forma ágil, em redes de cooperações internas e externas, para a produção e divulgação de materiais para o enfrentamento da pandemia. Sua dinâmica de trabalho envolve a produção de informações, dashboards, análises, desenvolvimento de tecnologias e propostas.

Encontra-se inicialmente organizado em quatro grandes eixos, sendo estes: 1) Cenários Epidemiológicos; 2) Medidas de Controle e Organização dos Serviços e Sistemas de Saúde; 3) Qualidade do Cuidado, Segurança do Paciente e Saúde do Trabalhador; 4) Impactos Sociais da Pandemia.

Memória

Imagem de divulgação com link para página do ciclo de debates do Observatório Covid0-19

O objetivo do ciclo de palestras é analisar os impactos da pandemia no Sistema Único de Saúde (SUS), na sociedade e na produção de desigualdades no Brasil.

Pesquisas em andamento

Pesquisas do observatório em andamento

Conhecimentos sobre a Covid-19

 

O scanCOVID19 é um esforço para automatizar o processo de captura de registros sobre a produção de conhecimento em COVID-19 e apresentar um cenário do avanço internacional do conhecimento no tema.

 

Resposta global à pandemia

Ciclo de eventos promovido pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS/Fiocruz) discute o cenário internacional da pandemia e as respostas apresentaadas por diversos países à emergência sanitária. 

Situação da Covid-19 nas favelas

 

Segunda edição da nova publicação da Fiocruz apresenta análise dos números da doença nas comunidades mais vulneráveis. Faça o download da publicação!

 

 

O informativo Radar Covid-19, Favelas é produzido com base o monitoramento ativo (vigilância de rumores) de fontes não oficiais nas favelas do Rio de Janeiro. A nona edição da publicação foi lançada junho de 2021. Confira na íntegra! Você também pode conferir todas as edições do informativo clicando aqui

 

Mais sobre Covid-19 no Portal Fiocruz

Conheça os ensaios clínicos em andamento com candidatos a vacinas, os estudos pré-clínicos com novas alternativas e as últimas atualizações sobre a futura produção de vacina contra a doença na Fiocruz.

 

Confira as notícias, vídeos e novidades da Fiocuz sobre a pandemia, tire dúvidas e acesse material para compartilhar nas redes sociais.

 

Pesquisas relacionadas ao Observatório Covid-19

Os grupos de pesquisa envolvidos com a produção de conhecimento do Observatório Covid-19 têm realizado uma série de levantamentos durante a pandemia, orientados para públicos específicos, para mapear as medidas de controle e prevenção adotadas em instalações de saúde e entender melhor as condições trabalho situação de saúde de agentes comunitários de saúde, cuidadores de idosos, enfermeiros, médicos e outros profissionais da área nesse momento de crise sanitária. Confira abaixo as pesquisas atualmente em andamento relacionadas ao Observatório Covid-19: Informação para ação. 

Saúde dos profissionais no combate à Covid-19

Arte de divulgação da pesquisa convida os profissionais e gestores a participarem do levantamento

Pesquisa analisa condições de trabalho de cerca de um milhão de profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19. Confira os resultados obtidos!

 

Saúde dos profissionais de saúde

Se você é um profissional da saúde, participe da terceira etapa da pesquisa “Impactos do Covid-19 no trabalho dos(as) profissionais de saúde”. Coordenada pelo Núcleo de Estudos da Burocracia da FGV, em parceria com a Fiocruz, ela busca avaliar e dar visibilidade às condições de trabalho experimentadas na pandemia.

 

A pesquisa é anônima e pode ser respondida em 9 minutos pelo celular.

 

 

Participe!

Saúde dos cuidadores de idosos

Questionário online busca reunir informações sociodemográficas de cuidadores de pessoas idosas e mapear o impacto da pandemia para as suas condições de trabalho. A iniciativa é direcionada tanto a cuidadores remunerados como a cuidadores informais (como familiares) e abrange todos que dedicam parte ou todo o seu tempo ao cuidado de algum idoso que precisa de ajuda ou de companhia.

 

A coordenação é da Escola Politécnica da Fiocruz (EPSJV/Fiocruz) e do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz). 

 

Se você é um cuidador de idosos, sua participação é muito importante! 

 

Participe!

 

Saúde da família

Pesquisa nacional investiga o processo de trabalho na covid-19 das equipes da Estratégia Saúde da Família, primordial para o fortalecimento da atenção primária e coordenadora da rede de cuidados no SUS.

 

Todos os profissionais de saúde que integram equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), atuando na pandemia de Covid-19, podem participar da pesquisa, respondendo o questionário. É rápido, fácil e a sua participação é fundamental!

 

Participe!

Gestores e profissionais de unidades de saúde

Os profissionais da área de saúde que estão na linha de frente da assistência fazem parte de um grupo de alto risco de infecção pela Covid-19. Nesse contexto, a pesquisa 'Segurança do profissional da área de saúde durante o enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19)', desenvolvida pelo Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis/ICICT/Fiocruz), busca avaliar a exposição desses profissionais à COVID-19, a partir de dois enfoques: a adoção de medidas de segurança pelo profissional em seus processos de trabalho; e a organização do estabelecimento de saúde em relação à oferta de equipamentos e insumos, limpeza e desinfecção dos ambientes, bem como indicadores de capacitação e acompanhamento dos seus funcionários. 

 

As primeiras avaliações junto a profissionais e gestores da saúde foram feitas em 2020. Agora, inicia-se um segundo ciclo de avaliação da pesquisa, para analisar o momento atual da pandemia.

 

Para participar, basta clicar em um dos links abaixo e concordar com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os questionários serão respondidos de forma on-line via Google Forms, por meio de celular, tablet ou de um computador com acesso à internet, o que levará não mais do que 10-15 minutos. Agradecemos a sua participação!

 

Se você é profissional de saúde, participe clicando no link:

 

Participe!

 

Se você é gestor de estabelecimento de saúde, participe clicando no link:

 

Participe!

Mais pesquisas

 

Fiocruz mapeará efetividade da vacinação em estudo inédito na Maré

 

 

Fiocruz realiza pesquisa sobre pandemia de Covid-19 e práticas reprodutivas das mulheres

 

Voltar ao topoVoltar