Você está aqui » Início » Comunicação e informação » Páginas especiais » Observatório Covid-19
O Observatório Covid-19 Fiocruz tem como função produzir informações para ação. Seu objetivo geral é o desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira.
O observatório está estruturado de modo colaborativo, permitindo que as iniciativas e os trabalhos já desenvolvidos nos diversos laboratórios, grupos de pesquisas e setores da Fiocruz, no âmbito de suas competências e expertises, desenvolvam suas atividades de forma ágil, em redes de cooperações internas e externas, para a produção e divulgação de materiais para o enfrentamento da pandemia. Sua dinâmica de trabalho envolve a produção de informações, dashboards, análises, desenvolvimento de tecnologias e propostas.
Encontra-se inicialmente organizado em quatro grandes eixos, sendo estes: 1) Cenários Epidemiológicos; 2) Medidas de Controle e Organização dos Serviços e Sistemas de Saúde; 3) Qualidade do Cuidado, Segurança do Paciente e Saúde do Trabalhador; 4) Impactos Sociais da Pandemia.
Terceira edição apresenta análise dos números da doença nas comunidades mais vulneráveis. Confira no vídeo acima!
O informativo Radar Covid-19, Favelas é produzido com base o monitoramento ativo (vigilância de rumores) de fontes não oficiais nas favelas do Rio de Janeiro. A 15ª edição da publicação foi lançada abril de 2022. Confira na íntegra! Você também pode conferir todas as edições do informativo clicando aqui.
Conheça os ensaios clínicos em andamento com candidatos a vacinas, os estudos pré-clínicos com novas alternativas e as últimas atualizações sobre a futura produção de vacina contra a doença na Fiocruz.
Confira as notícias, vídeos e novidades da Fiocuz sobre a pandemia, tire dúvidas e acesse material para compartilhar nas redes sociais.
Os grupos de pesquisa envolvidos com a produção de conhecimento do Observatório Covid-19 têm realizado uma série de levantamentos durante a pandemia, orientados para públicos específicos, para mapear as medidas de controle e prevenção adotadas em instalações de saúde e entender melhor as condições trabalho situação de saúde de agentes comunitários de saúde, cuidadores de idosos, enfermeiros, médicos e outros profissionais da área nesse momento de crise sanitária. Confira abaixo as pesquisas atualmente em andamento relacionadas ao Observatório Covid-19: Informação para ação.
Pesquisa analisa condições de trabalho de cerca de um milhão de profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19. Confira os resultados obtidos!
Se você é um profissional da saúde, participe da terceira etapa da pesquisa “Impactos do Covid-19 no trabalho dos(as) profissionais de saúde”. Coordenada pelo Núcleo de Estudos da Burocracia da FGV, em parceria com a Fiocruz, ela busca avaliar e dar visibilidade às condições de trabalho experimentadas na pandemia.
A pesquisa é anônima e pode ser respondida em 9 minutos pelo celular.
Questionário online busca reunir informações sociodemográficas de cuidadores de pessoas idosas e mapear o impacto da pandemia para as suas condições de trabalho. A iniciativa é direcionada tanto a cuidadores remunerados como a cuidadores informais (como familiares) e abrange todos que dedicam parte ou todo o seu tempo ao cuidado de algum idoso que precisa de ajuda ou de companhia.
A coordenação é da Escola Politécnica da Fiocruz (EPSJV/Fiocruz) e do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz).
Se você é um cuidador de idosos, sua participação é muito importante!
Pesquisa nacional investiga o processo de trabalho na covid-19 das equipes da Estratégia Saúde da Família, primordial para o fortalecimento da atenção primária e coordenadora da rede de cuidados no SUS.
Todos os profissionais de saúde que integram equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), atuando na pandemia de Covid-19, podem participar da pesquisa, respondendo o questionário. É rápido, fácil e a sua participação é fundamental!
Os profissionais da área de saúde que estão na linha de frente da assistência fazem parte de um grupo de alto risco de infecção pela Covid-19. Nesse contexto, a pesquisa 'Segurança do profissional da área de saúde durante o enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus (Covid-19)', desenvolvida pelo Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis/ICICT/Fiocruz), busca avaliar a exposição desses profissionais à COVID-19, a partir de dois enfoques: a adoção de medidas de segurança pelo profissional em seus processos de trabalho; e a organização do estabelecimento de saúde em relação à oferta de equipamentos e insumos, limpeza e desinfecção dos ambientes, bem como indicadores de capacitação e acompanhamento dos seus funcionários.
As primeiras avaliações junto a profissionais e gestores da saúde foram feitas em 2020. Agora, inicia-se um segundo ciclo de avaliação da pesquisa, para analisar o momento atual da pandemia.
Para participar, basta clicar em um dos links abaixo e concordar com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE). Os questionários serão respondidos de forma on-line via Google Forms, por meio de celular, tablet ou de um computador com acesso à internet, o que levará não mais do que 10-15 minutos. Agradecemos a sua participação!
Se você é profissional de saúde, participe clicando no link:
Se você é gestor de estabelecimento de saúde, participe clicando no link:
Campus Sede:
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - CEP: 21040-900 - Tel: (0xx21) 2598-4242
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.