Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Observatório Covid-19

O Observatório Covid-19 Fiocruz tem como função produzir informações para ação. Seu objetivo geral é o desenvolvimento de análises integradas, tecnologias, propostas e soluções para enfrentamento da pandemia por Covid-19 pelo SUS e pela sociedade brasileira. 

O observatório está estruturado de modo colaborativo, permitindo que as iniciativas e os trabalhos já desenvolvidos nos diversos laboratórios, grupos de pesquisas e setores da Fiocruz, no âmbito de suas competências e expertises, desenvolvam suas atividades de forma ágil, em redes de cooperações internas e externas, para a produção e divulgação de materiais para o enfrentamento da pandemia. Sua dinâmica de trabalho envolve a produção de informações, dashboards, análises, desenvolvimento de tecnologias e propostas.

Encontra-se inicialmente organizado em quatro grandes eixos, sendo estes: 1) Cenários Epidemiológicos; 2) Medidas de Controle e Organização dos Serviços e Sistemas de Saúde; 3) Qualidade do Cuidado, Segurança do Paciente e Saúde do Trabalhador; 4) Impactos Sociais da Pandemia.

Pesquisas em andamento

Pesquisas do observatório em andamento

Conhecimentos sobre a Covid-19

 

O scanCOVID19 é um esforço para automatizar o processo de captura de registros sobre a produção de conhecimento em COVID-19 e apresentar um cenário do avanço internacional do conhecimento no tema.

 

Resposta global à pandemia

Ciclo de eventos promovido pelo Centro de Relações Internacionais em Saúde (CRIS/Fiocruz) discute o cenário internacional da pandemia e as respostas apresentaadas por diversos países à emergência sanitária. 

Situação da Covid-19 nas favelas

2o Boletim socioepidemiológico da Covid-19 nas favelas

Segunda edição da nova publicação da Fiocruz apresenta análise dos números da doença nas comunidades mais vulneráveis. Faça o download da publicação!

 

O informativo Radar Covid-19, Favelas é produzido com base o monitoramento ativo (vigilância de rumores) de fontes não oficiais nas favelas do Rio de Janeiro. A quarta edição da publicação foi lançada em 24 de novembro. Confira na íntegra! 

 

Ciclo de debates do Observatório Covid-19

Imagem de divulgação com link para página do ciclo de debates do Observatório Covid0-19

O objetivo do ciclo de palestras é analisar os impactos da pandemia no Sistema Único de Saúde (SUS), na sociedade e na produção de desigualdades no Brasil.

Mais sobre Covid-19 no Portal Fiocruz

Conheça os ensaios clínicos em andamento com candidatos a vacinas, os estudos pré-clínicos com novas alternativas e as últimas atualizações sobre a futura produção de vacina contra a doença na Fiocruz.

 

Confira as notícias, vídeos e novidades da Fiocuz sobre a pandemia, tire dúvidas e acesse material para compartilhar nas redes sociais.

 

Pesquisas relacionadas ao Observatório Covid-19

Os grupos de pesquisa envolvidos com a produção de conhecimento do Observatório Covid-19 têm realizado uma série de levantamentos durante a pandemia, orientados para públicos específicos, para mapear as medidas de controle e prevenção adotadas em instalações de saúde e entender melhor as condições trabalho situação de saúde de agentes comunitários de saúde, cuidadores de idosos, enfermeiros, médicos e outros profissionais da área nesse momento de crise sanitária. Confira abaixo as pesquisas atualmente em andamento relacionadas ao Observatório Covid-19: Informação para ação. 

Saúde dos profissionais de saúde

Se você é um profissional da saúde, participe da terceira etapa da pesquisa “Impactos do Covid-19 no trabalho dos(as) profissionais de saúde”. Coordenada pelo Núcleo de Estudos da Burocracia da FGV, em parceria com a Fiocruz, ela busca avaliar e dar visibilidade às condições de trabalho experimentadas na pandemia.

 

A pesquisa é anônima e pode ser respondida em 9 minutos pelo celular.

 

 

Participe!

Saúde dos cuidadores de idosos

Questionário online busca reunir informações sociodemográficas de cuidadores de pessoas idosas e mapear o impacto da pandemia para as suas condições de trabalho. A iniciativa é direcionada tanto a cuidadores remunerados como a cuidadores informais (como familiares) e abrange todos que dedicam parte ou todo o seu tempo ao cuidado de algum idoso que precisa de ajuda ou de companhia.

 

A coordenação é da Escola Politécnica da Fiocruz (EPSJV/Fiocruz) e do Instituto de Comunicação e Informação em Saúde (Icict/Fiocruz). 

 

Se você é um cuidador de idosos, sua participação é muito importante! 

 

Participe!

 

Saúde dos profissionais no combate à Covid-19

Arte de divulgação da pesquisa convida os profissionais e gestores a participarem do levantamento

Pesquisa analisa condições de trabalho de cerca de um milhão de profissionais de saúde na linha de frente da Covid-19.

 

Saúde da família

Pesquisa nacional investiga o processo de trabalho na covid-19 das equipes da Estratégia Saúde da Família, primordial para o fortalecimento da atenção primária e coordenadora da rede de cuidados no SUS.

 

Todos os profissionais de saúde que integram equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF), atuando na pandemia de Covid-19, podem participar da pesquisa, respondendo o questionário. É rápido, fácil e a sua participação é fundamental!

 

Participe!

Gestores e profissionais de unidades de saúde

Devido ao alto risco de infecção a que os profissionais de saúde estão expostos durante a pandemia, o Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Proqualis/Icict), está realizando a pesquisa 'Segurança do profissional da área de saúde durante o enfrentamento da infecção pelo novo coronavírus (COVID-19)'.

 

Além de avaliar riscos, o objetivo é identificar as medidas que tomadas pelos gestores dos estabelecimentos de saude para a proteção de profissionais e pacientes. Sua participação é fundamental e leva apenas 15 minutos!

 

Se você é profissional de saúde, participe clicando no link:

 

Participe!

 

Se você é gestor de estabelecimento de saúde, participe clicando no link:

 

Participe!

Voltar ao topoVoltar