Você está aqui » Início » Comunicação e informação » Páginas especiais » Observatório Covid-19 » Medidas de controle e organização dos sistemas e serviços de saúde
Este eixo centra-se, por um lado, no monitoramento da capacidade de resposta dos serviços de saúde ao atendimento de pacientes com covid19, especialmente aqueles demandantes de cuidados hospitalares. A disponibilidade de leitos e equipamentos deverá ser considerada de forma dinâmica, contemplando a incorporação de estruturas para o enfrentamento da pandemia, em batimento com as curvas epidemiológicas e estimativas acerca da utilização de serviços mais complexos. Com base no conhecimento sobre a evolução clínica da covid19, espera-se explorar modelos de estimação dos percentuais e tempos de uso de serviços de alta complexidade, de pacientes diagnosticados com diferentes perfis de gravidade.
Por outro, focalizará na análise crítica de estratégias que vêm sendo empregadas no âmbito dos sistemas e serviços de saúde, e formulação de estratégias que possam contribuir para uma melhor resposta do SUS no enfrentamento da covid19. A análise comparada de estratégias adotadas por diferentes países, com apreciação da sua aplicabilidade e potencial de adaptação à realidade brasileira será um dos métodos a ser adotado nesta vertente.
Desafios para a organização e repercussões nos sistemas e serviços de saúde
Campus Sede:
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - CEP: 21040-900 - Tel: (0xx21) 2598-4242
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.