Desde 2017, a Fiocruz promove um amplo debate sobre Ciência Aberta com ênfase na gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa. O diálogo com a comunidade científica e com todos os profissionais da instituição se deu por meio de visitas técnicas às unidades, Câmaras Técnicas, Fórum das Unidades Regionais, seminários, grupos focais e consulta pública ao Termo de Referência que sistematizou uma série de Princípios e Diretrizes que dão orientações referentes aos dados da pesquisa científica na Fiocruz. Foi dentro deste contexto que foi lançada a Política de Gestão, Compartilhamento e Abertura de Dados na Pesquisa.
O documento enfatiza que os dados coletados ou gerados durante uma pesquisa podem ser oportunidades para fomentar a colaboração entre pesquisadores, o avanço no conhecimento e a criação de soluções que atendam às demandas da sociedade. A gestão de dados para pesquisa é uma atividade estratégica que favorece a integridade, a qualidade, a reprodutibilidade da pesquisa, a memória institucional e o reuso dos dados pelo próprio grupo de pesquisa e/ou por outros grupos. Já as definições relativas ao compartilhamento e abertura de dados consideram, além dos aspectos levantados na política, as questões de interesse institucional, de soberania nacional, as assimetrias entre países e dentro dos países, a reciprocidade, de forma a evitar que o processo gere aumento das desigualdades no campo científico e tecnológico e no acesso das populações ao conhecimento. Ou seja, todo este movimento institucional é responsável pelo atual repositório de dados da Fiocruz, o Arca Dados.
Para atender de forma efetiva ao movimento mundial de dados abertos, a Fiocruz criou o Arca Dados, o repositório de dados da Fiocruz.
O Arca Dados é a plataforma oficial da Fundação para arquivar, publicar, disseminar, preservar e compartilhar os dados digitais para pesquisa produzidos pela comunidade Fiocruz e parceiros.
O Arca Dados existe na Fiocruz após a criação da chamada Política de Gestão, Compartilhamento e Abertura de Dados na Pesquisa. Esta política faz parte do princípio de que dados com finalidade para pesquisa, principalmente, aquelas financiadas com recursos públicos, são bens produzidos em nome do interesse público. Assim, sempre que possível, tais dados devem ser disponibilizados de forma aberta, ética, íntegra, acessível, no tempo oportuno e de maneira responsável, considerando as políticas estratégicas da pesquisa científica nacional, os interesses institucionais e as normas regulatórias vigentes.
Mas o processo de gestão de dados para pesquisa, assim como a própria política em questão, antecede as decisões relativas a compartilhamento e abertura dos dados e considera os aspectos técnicos, legais e éticos. Para se entender melhor sobre o assunto é importante conhecer um pouco da história por trás do movimento de dados abertos e, consequentemente, do próprio repositório Arca Dados.