Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Dados abertos

Dados abertos

 

A Fiocruz vem promovendo, desde 2017, um amplo debate visando a apropriação crítica da Ciência Aberta com ênfase na gestão, no compartilhamento e na abertura de dados para pesquisa. O diálogo com a comunidade científica e com todos os profissionais da instituição se deu por meio de visitas técnicas às unidades, Câmaras Técnicas, Fórum das Unidades Regionais, seminários, grupos focais, e culminou com a consulta pública ao Termo de Referência que sistematizou uma série de Princípios e Diretrizes que dão orientações referentes aos dados da pesquisa científica na Fiocruz.

Nesse sentido, foi lançada a Política de Gestão, Compartilhamento e Abertura de Dados na Pesquisa. A ênfase do documento é nos dados coletados ou gerados durante a pesquisa, como oportunidade para fomentar a colaboração entre pesquisadores, o avanço no conhecimento e a criação de soluções que atendam às demandas da sociedade. A gestão de dados para pesquisa é uma atividade estratégica que favorece a integridade, a qualidade, a reprodutibilidade da pesquisa, a memória institucional e o reuso dos dados pelo próprio grupo de pesquisa e/ou por outros grupos.

O processo de gestão de dados da pesquisa antecede as decisões relativas a compartilhamento e abertura dos dados e deve considerar os aspectos técnicos, legais e éticos. Já as definições relativas ao compartilhamento e abertura de dados devem considerar, além desses aspectos, as questões de interesse institucional, de soberania nacional, as assimetrias entre países e dentro dos países, a reciprocidade, de forma a evitar que o processo gere aumento das desigualdades no campo científico e tecnológico e no acesso das populações ao conhecimento".

A política faz parte do princípio de que dados com finalidade para pesquisa, principalmente, aquelas financiadas com recursos públicos, são bens produzidos em nome do interesse público. Assim, sempre que possível, tais dados devem ser disponibilizados de forma aberta, ética, íntegra, acessível, no tempo oportuno e de maneira responsável, considerando as políticas estratégicas da pesquisa científica nacional, os interesses institucionais e as normas regulatórias vigentes.

Ainda dentro do contexto da gestão, compartilhamento e abertura de dados na pesquisa, a Fiocruz criou o Arca Dados, o repositório de dados da Fiocruz. É a plataforma oficial da Fundação para arquivar, publicar, disseminar, preservar e compartilhar os dados digitais para pesquisa produzidos pela comunidade Fiocruz e parceiros. Saiba mais:

Voltar ao topoVoltar