Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Acesso e preservação digital

Acesso e preservação digital

Para promover o acesso de longo prazo aos itens digitalizados e nato-digitais dos diferentes acervos da Fiocruz, o Preservo – Complexo de Acervos da Fiocruz está desenvolvendo e implementando diversas estratégias, destacando a publicação e implementação do Programa de Preservação de Acervos da Fiocruz e do Manual de Digitalização e a disponibilização de bases de dados para consultas online aos acervos.  

 

Preservação Digital   

O Programa de Preservação Digital de Acervos da Fiocruz (PPD), publicado em 2020, tem como objetivo estabelecer normativas e diretrizes para preservação dos objetos digitais dos diferentes acervos da Fiocruz. Sua operacionalização ocorre através da implantação dos Planos de Preservação Digital. Até o momento, foram desenvolvidos três Planos:  

O PPD instituiu o Fórum de Preservação Digital como instância colegiada de caráter permanente, vinculada ao Comitê Gestor do Preservo, para articular, propor e orientar as ações de preservação digital e prevê a implantação de uma infraestrutura de repositório digital de preservação, a fim de gerenciar a ingestão, armazenamento e acesso a longo prazo do objeto e metadados dos seus acervos digitais.   

Depois de avaliar vários repositórios de preservação digital, um grupo técnico escolheu o Archivematica. O motivo para a escolha deste repositório foi sua capacidade de integração com diferentes plataformas de acesso já utilizadas na Fiocruz, como Dataverse (ArcaDados), DSpace (Arca) e Atom (Base Arch).  Além disso, está em conformidade com o OAIS (Open Archival Information System) e é minimamente compatível com os padrões de metadados Dublin Core, METS e PREMIS, bem como com o protocolo OAI-PMH.  

A instalação do Archivematica está hospedada em servidor em nuvem no campus sede do Rio de Janeiro e replicada (backup) em outro servidor em nuvem na Fiocruz Ceará, localizado na cidade de Eusébio.   

Um Comitê Gestor do Repositório de Preservação Digital da Fiocruz  também foi criado para delinear responsabilidades, criar planos operacionais e executar fluxos de trabalho para submissão, arquivamento e disseminação de pacotes de informações.  

A Fiocruz também está alinhada às outras iniciativas nacionais e internacionais e aderiu à Rede Cariniana, instância coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). 

 

Digitalização  

A Fiocruz também está investindo na digitalização dos seus diferentes acervos para promover o acesso online e/ou a preservação dos itens físicos. O processo de digitalização na instituição segue a diretrizes do Manual de Digitalização da Fiocruz, publicado em 2019.  

Atualmente, a Fiocruz possui diferentes áreas ou plataformas de digitalização de acervos:  

  • Acervo arquivístico sob guarda da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): o Departamento de Arquivo e Documentação da COC possui duas áreas de digitalização, uma responsável pela digitalização dos documentos textuais e iconográficos - o Laboratório Fotográfico J. Pinto -   e outra responsável pela digitalização de documentos sonoros e audiovisuais. Ambas integram a Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz.

  • Acervo arquivístico audiovisual sob guarda da VideoSaúde Distribuidora: a VideoSaúde Distribuidora está desenvolvendo um laboratório de digitalização de documentos audiovisuais.   

  • Acervo bibliográfico: a digitalização de acervos bibliográficos, incluindo obras raras e especiais, é realizada  no Laboratório de Digitalização de Obras Raras, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz ) e os itens da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde também acontecem no Laboratório Fotográfico J. Pinto (COC/Fiocruz).   

  • Acervo museológico: o Serviço de Museologia do Museu da Vida(COC/Fiocruz) possui uma área de digitalização para documentos tridimensionais, responsável pela digitalização de artefatos de ciência e tecnologia em saúde, objetos cerimoniais, pinturas e esculturas.    

  • Acervo arquitetônico, urbanístico e arqueológico: o Departamento de Patrimônio Histórico da COC/Fiocruz, por meio de contratações de empresas, é responsável pela digitalização dos bens edificados (edifícios, jardins e vestígios arqueológicos).  

  • Coleções biológicas: As Coleções possuem sete  plataformas de digitalização. São elas: cinco  plataformas de digitalização de microscopia estereoscópica, sendo quatro localizadas no IOC/Fiocruz e 1 localizada no IRR; uma  plataforma de digitalização de preparados histológicos, localizada no IOC/Fiocruz; uma plataforma de digitalização volumétrica de grandes sólidos, localizada no IOC/Fiocruz.
     

Acesso digital  

A Fiocruz também promove o acesso online aos seus objetos digitais, sejam nato-digitais ou digitalizados, através de diferentes plataformas de acesso, sendo elas:  

Acervo arquivístico  

  • Acervo histórico sob guarda da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz): a Base Arch, além da descrição do acervo arquivístico histórico sob guarda da COC/Fiocruz, disponibiliza documentos digitalizados e nato-digitais.  

  • Acervo arquivístico audiovisual sob guarda da VideoSaúde Distribuidora: a VideoSaúde Distribuidora disponibiliza seu catálogo e uma plataforma de vídeos e filmes na íntegra.

  • Documentos arquivísticos correntes ou intermediários: por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é possível consultar os processos públicos da Fiocruz.  

Acervo bibliográfico 

  • Obras raras e especiais digitalizadas que estão em domínio público ou que a Fiocruz possua os direitos patrimoniais podem ser acessados no site de Obras Raras Fiocruz.  

  • Textos completos que integram o acervo das diferentes bibliotecas da Fiocruz podem ser acessados no Catálogo Mourisco.   

  • A produção científica da Fiocruz em acesso aberto pode ser acessada pelo Repositório Institucional Arca.    

Acervo museológico 

  •  A descrição do acervo museológico sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) , e o  acesso aos objetos digitalizados estão disponíveis na Base Museu

Acervo arquitetônico, urbanístico e arqueológico  

Coleções biológicas 

Dados de pesquisa 

  • A Fiocruz compartilha dados para pesquisas desenvolvidas pela comunidade Fiocruz ou em parceria com outras instituições através do Repositório Arca Dados.   

 

Além das plataformas acima, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) disponibiliza parte de seus acervos digitalizados em acesso aberto no Glam-Wiki da Casa de Oswaldo Cruz. Outros tipos de acervos também podem ser acessados em:   

 

Voltar ao topoVoltar