Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Acesso e preservação digital

Acesso e preservação digital

Para promover o acesso de longo prazo aos representantes digitais e nato-digitais dos diferentes acervos da Fiocruz, o Preservo – Complexo de Acervos da Fiocruz está desenvolvendo e implementando diversas estratégias, destacando a publicação e implementação do Programa de Preservação de Acervos da Fiocruz e do Manual de Digitalização e a disponibilização de bases de dados para consultas online aos acervos.   

Preservação Digital

 

O Programa de Preservação Digital de Acervos da Fiocruz (PPD), publicado em 2020, tem como objetivo estabelecer normativas e diretrizes para preservação dos objetos digitais dos diferentes acervos da Fiocruz. Sua operacionalização ocorre através da implantação dos Planos de Preservação Digital e até o momento, foram desenvolvidos três planos, sendo eles:  

 

O PPD instituiu o Fórum de Preservação Digital como instância colegiada de caráter permanente, vinculada ao Comitê Gestor do Preservo, para articular, propor e orientar as ações de preservação digital.  

O Programa de Preservação Digital prevê ainda a implantação de uma infraestrutura de repositório digital de preservação, a fim de gerenciar a ingestão, armazenamento e acesso a longo prazo do objeto e metadados dos seus acervos digitais. Depois de avaliar vários repositórios de preservação digital, um grupo técnico escolheu o Archivematica. O motivo para a escolha deste repositório foi sua capacidade de integração com diferentes plataformas de acesso já utilizadas na Fiocruz, como Dataverse (ArcaDados), DSpace (Arca) e Atom (Base Arch).  Além disso, está em conformidade com o OAIS (Open Archival Information System) e é minimamente compatível com os padrões de metadados Dublin Core, METS e PREMIS, bem como com o protocolo OAI-PMH.  Um Comitê Gestor do Repositório de Preservação Digital da Fiocruz  também foi criado para delinear responsabilidades, criar planos operacionais e executar fluxos de trabalho para submissão, arquivamento e disseminação de pacotes de informações. 

A instalação do Archivematica está hospedada em servidor em nuvem no campus sede do Rio de Janeiro e replicada (backup) em outro servidor em nuvem na Fiocruz Ceará, localizado na cidade de Eusébio.   

A Fiocruz também está alinhada às outras iniciativas nacionais e internacionais e aderiu à Rede Cariniana, instância coordenada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). 

 

Digitalização  

 

A Fiocruz também está investindo na digitalização dos seus diferentes acervos para promover o acesso online e/ou a preservação dos itens físicos. O processo de digitalização na instituição segue as diretrizes do Manual de Digitalização da Fiocruz, publicado em 2019.  

Atualmente, a Fiocruz possui diferentes áreas ou plataformas de digitalização de acervos:  

  • Acervo arquivístico sob guarda da Casa de Oswaldo Cruz (COC): o Departamento de Arquivo e Documentação da COC possui duas áreas de digitalização, uma responsável pela digitalização dos documentos textuais e iconográficos - o Laboratório Fotográfico J. Pinto -  e outra responsável pela digitalização de documentos sonoros e audiovisuais. Ambas integram a Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz.  

  • Acervo arquivístico audiovisual sob guarda da VideoSaúde Distribuidora: a VideoSaúde Distribuidora está desenvolvendo um laboratório de digitalização de documentos audiovisuais.   

  • Acervo bibliográfico: a digitalização de acervos bibliográficos, incluindo obras raras e especiais, ocorre no Laboratório de Digitalização de Obras Raras, no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) e os itens da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde também no Laboratório Fotográfico J. Pinto (DAD/COC).   

  • Acervo museológico: o Serviço de Museologia do Museu da Vida-Fiocruz (COC) possui uma área de digitalização para documentos tridimensionais, responsável pela digitalização de artefatos de ciência e tecnologia em saúde, objetos cerimoniais, pinturas e esculturas.    

  • Acervo arquitetônico, urbanístico e arqueológico: o Departamento de Patrimônio Histórico da COC, através contratações de empresas, é responsável pela digitalização dos bens edificados (edifícios, jardins e vestígios arqueológicos).   

  • Coleções biológicas: As Coleções possuem 7 plataformas de digitalização. São elas: 5 plataformas de digitalização de microscopia estereoscópica, sendo 4 localizadas no IOC e 1 localizada no IRR; 1 plataforma de digitalização de preparados histológicos, localizada no IOC; 1 plataforma de digitalização volumétrica de grandes sólidos, localizada no IOC. 
     

Acesso digital
 

A Fiocruz também promove o acesso online aos seus objetos digitais, sejam nato-digitais ou digitalizados, através de diferentes plataformas de acesso, sendo elas:  

Acervo arquivístico  

  • Acervo histórico sob guarda da Casa de Oswaldo Cruz: na Base Arch, além da descrição do acervo arquivístico histórico sob guarda da COC, você pode tem acesso aos documentos digitalizados e nato-digitais.     

  • Acervo arquivístico audiovisual sob guarda da VideoSaúde Distribuidora: a VideoSaúde Distribuidora disponibiliza seu catálogo e uma plataforma de vídeos e filmes na íntegra.  

  • Documentos arquivísticos correntes ou intermediários: através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é possível consultar os processos públicos da Fiocruz.  

Acervo bibliográfico 

  • Obras raras e especiais digitalizadas que estão em domínio público ou que a Fiocruz possua os direitos patrimoniais podem ser acessados no site de Obras Raras Fiocruz.  

  • Textos completos que integram o acervo das diferentes bibliotecas da Fiocruz podem ser acessados no Catálogo Mourisco.   

  • A produção científica da Fiocruz em acesso aberto pode ser acessada pelo Repositório Institucional Arca.    

Acervo museológico 

  • na Base Museu você encontra a descrição do acervo museológico sob a guarda do Museu da Vida Fiocruz, e pode ter acesso aos objetos digitalizados.   

Acervo arquitetônico, urbanístico e arqueológico  

Coleções biológicas 

Dados de pesquisa: 

  • a Fiocruz compartilha dados para pesquisas desenvolvidas pela comunidade Fiocruz ou em parceria com outras instituições através do Repositório Arca Dados.   

Além das plataformas acima, a Casa de Oswaldo Cruz disponilibiza parte de seus acervos digitalizados em acesso aberto no Glam-Wiki da Casa de Oswaldo Cruz. Outros tipos de acervos também podem ser acessados em:   

Voltar ao topoVoltar