A campanha de 2016 do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, enfoca a necessidade de se diagnosticar a doença o mais brevemente possível. Com o títulos "De olho no Diabetes", a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para o fato de que cerca de 50% dos portadores de Diabetes Tipo 2 não sabe de sua condição e, por isso, está mais suscetível às complicações decorrentes da doença.
Atualmente, 415 milhões vivem com diabetes no mundo e a perspectiva é de que esse número aumente para 642 milhões até 2040, segundo o relatório de 2015 da Federação Internacional de Diabetes (IDF - sigla em inglês), instituição idealizadora, ao lado da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro.
No Brasil, o relatório da IDF conta 12 milhões de adultos vivendo com diabetes em 2015, enquanto a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) já constatava, em 2013, a existência de 9 milhões de adultos com a enfermidade, o que representa 6,2% da população adulta. A pesquisa foi realizada em parceria pelo IBGE e Ministério da Saúde.
Com o objetivo de contribuir pela conscientização sobre a doença, o Portal Fiocruz inaugura uma nova área com informações diversificadas a respeito do Diabetes. Navegue.