O Programa Institucional de Articulação Intersetorial Violência e Saúde (PIVS) foi constituído por meio da Portaria no 260/2017 da Presidência da Fundação Oswaldo Cruz, em fevereiro de 2017. É coordenado pelo Departamento de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (CLAVES) e vem atuando através de um grupo de trabalho (GT) que reúne participantes de diversas unidades da Fundação, nacionalmente, a partir de um Plano de Trabalho debatido e aprovado anualmente.
O objetivo geral do PIVS é ampliar e articular a reflexão e as ações sobre violência e saúde entre as diversas unidades da Fiocruz. São seus objetivos específicos: debater o tema internamente à Fiocruz; ampliar a compreensão da relação entre a violência e a saúde através de sua análise pela lógica da determinação social da saúde, dos processos de desenvolvimento econômico e dos conflitos territoriais e ambientais; mapear as demandas, ações e pautas das diferentes unidades, a fim de formar uma rede de atuação, agregando experiências de pesquisa, ensino, ação, assistência e advocacy; e dar subsidio à definição de posicionamentos institucionais acerca de temas chave aos quais a Fiocruz é chamada a se pronunciar.
Para mais informações acesse os documentos a seguir:
- Termo de Referência Fiocruz - Violência e Saúde
- Portaria de criação
- Diretrizes
Coordenação
Mayalu Matos Silva
Fernanda Mendes Lages Ribeiro
Valéria Cristina Gomes de Castro
Contato: piviolenciaesaude@fiocruz.br
Desde o surgimento do PIVS diversas unidades e setores vêm contribuindo com sua construção coletiva. As unidades que fizeram parte, a cada ano, estão nomeadas nos Relatórios Executivos anuais e podem ser acessados aqui (inserir na palavra "aqui" o link para a aba relatórios).
Grupo de Trabalho 2024
Centro de Apoio ao Discente/CAD
Campus Fiocruz Mata Atlantica/CFMA
Casa de Oswaldo Cruz/COC
Coordenação Geral de Gestão de Pessoas/COGEPE
Centro de Pesquisa Aggeu Magalhaes/CPQAM
Centro de Pesquisas René Rachou/CPQRR
Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/ENSP
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio/EPSJV
Fiocruz Ceará
Fiocruz Mato Grosso do Sul
Instituto Leônidas & Maria Deane/ILMD
Instituto Osvaldo Cruz/IOC
Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS)
Programa Institucional Política de Drogas, Direitos Humanos e Saúde Mental