Em parceria com a Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (Cogepe) e com gestores do trabalho das unidades técnicas, o Cris orienta os servidores em solicitações de autorização de afastamento do país, conforme o Manual de Orientação para Afastamento do País.
Os motivos de afastamento dos servidores públicos por viagem internacional a serviço são: reunião internacional, evento científico, formação, missão de prospecção, missão técnica institucional, assessorial/consultoria/treinamento.
O afastamento do país de servidores requer o preenchimento de formulários específicos, que constam no Sistema de Afastamento, no qual também deve ser realizada a prestação de contas, pela anexação dos relatórios de viagem.
O passaporte oficial é exigido dos funcionários públicos federais em missão oficial ao exterior. A solicitação da emissão deve ser feita no site do Sistema de Controle e Emissão de Documentos de Viagens (SCEDV) do Ministério das Relações Exteriores. O pedido deve ser encaminhado ao Cris, que também requererá a nota verbal para o visto de serviço, quando for preciso. Veja as orientações.
Mais em outros sítios da Fiocruz