Missão
Assessorar à Presidência no desenvolvimento e indução de iniciativas que contribuam para a redução das desigualdades e iniquidades socioambientais em saúde em articulação com organizações da sociedade civil, movimentos sociais e o poder público
Visão
Ser reconhecida como instância de referência da Fundação Oswaldo Cruz para estímulo a práticas em cooperação social na instituição e em territórios vulnerabilizados, junto a segmentos da população brasileira historicamente minorizados em seus direitos.
Diretrizes
• Induzir a articulação intersetorial entre poder público, organizações da sociedade civil e movimentos sociais para a construção de ações estratégicas e estruturantes, com vistas ao desenvolvimento territorializado, equânime, saudável e sustentável.
• Fomentar o desenvolvimento de tecnologias sociais em saúde, considerando seus pilares de participação, transformação social e reaplicabilidade; e as dimensões territorial, metodológica e política a partir dos conceitos da promoção e da determinação socioambiental da saúde.
• Contribuir para ampliar a capacidade de mobilização e proposição dos atores sociais locais em prol da participação social visando a territorialização de políticas públicas.
• Incentivar, articular e dinamizar iniciativas colaborativas direcionadas à integração intrainstitucional, com o intuito de agir cooperativamente, construir compartilhadamente o conhecimento e difundir resultados.
Para conhecer mais, acesse o livro da Cooperação Social aqui.