Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Acervo Arquivístico

Acervo Arquivístico

O núcleo inicial do acervo arquivístico institucional da Fiocruz formou-se em 1986, com a criação da Casa de Oswaldo Cruz (COC) e por meio de iniciativas destinadas à constituição de fontes de pesquisa histórica, valorização da memória e preservação do patrimônio cultural da própria Fiocruz. No mesmo período, iniciou-se a reunião de arquivos pessoais através de projetos que tinham por objetivo a constituição de fontes orais para pesquisa em história da saúde e das ciências.  

Desde então, a instituição mantém uma prática de captação de arquivos pessoais de cientistas, sanitaristas, profissionais da saúde e técnicos, cujas trajetórias contribuíram para a história das ciências e da saúde e, atualmente, a Casa de Oswaldo Cruz possui a guarda de quatro fundos ou coleções reconhecidas pelo Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).  

Com a implantação do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (Sigda), em 1995, é realizado o recolhimento dos documentos produzidos e acumulados pela própria instituição no decorrer de suas atividades em suas diferentes unidades.  

A VideoSaúde – Distribuidora da Fiocruz, vinculada ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT), também foi criada em 1988. A Distribuidora é um espaço de guarda, pesquisa, captação, catalogação, armazenamento, preservação, produção, fomento, distribuição e circulação de material audiovisual em saúde produzido pela Fiocruz, por outras instituições e por produtores independentes, com o objetivo de contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde / SUS e para a melhoria das condições de vida e saúde da população brasileira. 

 

Voltar ao topoVoltar