Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Programa Inova Fiocruz

0
1
2
3
4

O Programa Fiocruz de Fomento à Inovação, “Inova Fiocruz”, lançado em 2018, tem como objetivo incentivar a transferência para a sociedade do conhecimento gerado em todas as áreas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz e conta com financiamento do Fundo de Inovação da Fiocruz e do Ministério da Saúde, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE).

O Inova Fiocruz é conduzido pela presidência da Fiocruz, por meio das Vice-presidências de Produção e Inovação em Saúde (VPPIS) e de Pesquisa e Coleções Biológicas (VPPCB) com ações articuladas com a Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação (VPEIC), Vice-presidência de Ambiente e Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS) e Vice-presidência de Gestão e Desenvolvimento Institucional (VPGDI).

O programa está estruturado em 4 eixos: 

1. Institucional e Cadeia Produtiva

Tem como objetivo o desenvolvimento de chamadas específicas que possam cobrir as etapas da cadeia de inovação desde a pesquisa até a produção, articulando estudos sociais, educacionais e de saúde coletiva. Editais em andamento: Ideias Inovadoras; Geração do Conhecimento; Geração do Conhecimento-Novos Talentos, Produtos Inovadores (2 rodadas realizadas, uma em 2018 e outra em 2019), Inova Gestão.

2. Encomendas Estratégicas

Este eixo tem como objetivo atender a demandas específicas da Fiocruz de acordo com a agenda prioritária do Ministério da Saúde, emergências sanitárias e órgãos internacionais. Editais em elaboração: Animais Peçonhentos, Violência e Saúde, Genética de Doenças Raras, Inova Covid-19 - Resposta rápida, Inova Covid-19 - Geração de Conhecimento, Equipamentos Inova, Territórios Sustentáveis e Saudáveis no contexto da pandemia Covid-19.

3. Redes e Capacitação

Este eixo tem como objetivo o suporte à formação e capacitação de excelência em áreas de geração do conhecimento e inovação, bem como ao estabelecimento de redes de colaboração em pesquisa. Editais em andamento: Pós-Doutorado Júnior; Empreendedorismo (Inova Labs).

4. Desenvolvimento Regional

Este eixo tem como objetivo  a promoção do desenvolvimento regional com vistas a atender demandas de saúde locais e potencializar a obtenção de recurso através da parceria com as FAPs, onde o financiamento é partilhado com a unidade técnico-científica e a Agência de fomento estadual. Já estão em andamento os projetos com os Institutos nos estados de Pernambuco, Ceará, Bahia e Paraná.

Confira a lista final dos 254 projetos aprovados nos Editais Ideias Inovadoras, Geração de Conhecimento, Geração de Conhecimento- Novos Talentos e Produtos Inovadores em 2018.

 

I Simpósio Inova Fiocruz

  • O I Simpósio Inova Fiocruz teve a duração de 8 dias em setembro: com abertura no dia 08/09 e painéis nos dias 11, 14-16, 21-23.

Editais do Programa Inova

Visa apoiar ideias inovadoras para o sistema de saúde pública e destina-se a todos os servidores da Fiocruz em todas as áreas de atuação da instituição.

Serão selecionados projetos interdisciplinares que abordem questões relevantes para o SUS e destina-se a servidores da Fiocruz em função de pesquisa com doutorado.

Visa estimular recém-doutores de forma a ampliar as competências científicas e tecnológicas em áreas estratégicas.

Serão selecionados projetos já em desenvolvimento, com possibilidades concretas de geração de produt

Visa subsidiar projetos de pós-doutorado em diversas áreas e tem como público pesquisadores com doutorado obtido nos últimos sete anos.

Tem o objetivo de preparar pesquisadores para desenvolver produtos, serviços e processos inovadores nas áreas de oncologia e emergências sanitárias.

Serão selecionados projetos que visem o uso dos resultados das pesquisas no campo da saúde pública, para a melhoria das condições de vida da população e do Sistema Único de Saúde - SUS.

Tem o objetivo de apoiar propostas voltadas para a pandemia da Covid-19 que possam trazer ações, decisões e respostas rápidas.

Tem o objetivo selecionar propostas para a “Geração do Conhecimento” nas áreas definidas pela Fiocruz como prioritárias para a Pandemia da Covid-19.

Objetiva apoiar a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e a formação de pessoas em áreas estratégicas e prioritárias para a sociedade, proporcionando condições para o crescimento e consolidação da pesquisa científica e tecnológica.

Visa encontrar ideias que façam a diferença na área de gestão para que possam contribuir de forma efetiva nos processos finalísticos da Fiocruz. 

Visa  a indução, articulação e o fortalecimento de ações territorializadas que promovam saúde e sustentabilidade nos territórios no contexto atual da pandemia Covid-19 e do pós pandemia, considerando a integração de saberes e práticas sobre a determinação socioambiental da saúde e a integralidade aspiracional da Agenda 2030.

Avaliação dos Projetos

  • Resultado final da avaliação dos projetos
    Confira aqui a lista do resultado final da avaliação dos projetos dos editais Ideias Inovadoras, Produtos Inovadores (1ª rodada), Geração de Conhecimento e Novos Talentos
  • Resultado parcial da avaliação dos projetos
    Lista com o resultado parcial (antes da solicitação de recursos) da avaliação dos projetos dos editais Ideias Inovadoras, Produtos Inovadores (1ª rodada), Geração de Conhecimento e Novos Talentos
 
Exibir no rodapé: 
Sim

Voltar ao topoVoltar