Você está aqui » Início » Comunicação e informação » Doenças no Portal Fiocruz » Covid-19 » Planodeconvivência
O Plano Em defesa da vida – Convivência com a Covid-19 na Fiocruz foi publicado em 31 de julho de 2020. O documento foi elaborado pela Coordenação Institucional para ações diante da pandemia por meio de um trabalho coletivo de gestão participativa. Seu objetivo é estabelecer medidas que permitam manter as atividades da instituição e suas entregas à sociedade, tendo como princípio a preservação da vida e da saúde dos seus trabalhadores.
O texto traz orientações para enfrentar um desafio imposto pela pandemia: repensar as maneiras de conviver e de usar os espaços de trabalho. O Plano de Convivência indica a necessidade de mudanças em muitos processos e sua implementação exige da comunidade Fiocruz um esforço coletivo de aprendizado organizacional. As orientações refletem uma nova etapa no enfrentamento da pandemia, além do Plano de Contingência, lançado em 13 de março.
Está disponível para a comunidade Fiocruz o Guia de orientações da saúde do trabalhador/Cogepe: convivência com a Covid-19 e atividades de trabalho. Seu objetivo principal é informar sobre as medidas de proteção à saúde que deverão ser adotadas para o retorno gradual das atividades presenciais nos campi da Fiocruz. O documento foi elaborado pela Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe), em parceria com trabalhadores do Cesteh/Ensp, Bio-Manguinhos, INCQS e IOC. O guia será constantemente revisado e atualizado, conforme parâmetros epidemiológicos vigentes.
Versão 6, publicada em 16 de março de 2021
Versão 4, publicada em 6 de abril de 2020.
O Plano traz orientações gerais e princípios para o estabelecimento de uma nova rotina de trabalho e de convivência segura nos campi da Fundação, de acordo com deliberação do Conselho Deliberativo da Fiocruz, em 9/7/2021. São várias determinações de ordem prática: distanciamento físico entre as pessoas; uso de barreiras; higiene pessoal e dos ambientes; identificação e isolamento de portadores da infecção e vigilância ativa; e proteção adicional de trabalhadores com maior risco.
Segundo o documento, devem ser usadas como referência as experiências internacionais e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para estabelecer critérios de distanciamento social e outras medidas de controle. As orientações das autoridades sanitárias locais também devem ser consideradas.
Faça o download da versão 4.4., publicada em 12 de janeiro de 2023
Faça o download da versão 4.3, publicada em 17 de novembro de 2022
Faça o download da versão 4.2, publicada em 30 de agosto de 2022.
Faça o download da versão 4.1, publicada em 2 de junho de 2022.
Faça o download da versão 4, publicada em 11 de maio de 2022.
Faça o download da versão 3.1, publicada em 14 de janeiro de 2022.
Faça o download da versão 3 do plano, publicada em 5 de janeiro de 2022.
Faça o download da versão 2 do plano, publicada em 30 de julho de 2021.
Confira também:
Plano de convivência com a Covid-19 nos ambientes alimentares da Fiocruz, de maio de 2021
Recomendações complementares ao Plano de convivência Fiocruz - Educação, publicação de 16/3/2021
Campus Sede:
Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - CEP: 21040-900 - Tel: (0xx21) 2598-4242
Este portal é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.