Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Planodeconvivência

Sobre o plano de convivência com a Covid-19

 

O Plano Em defesa da vida – Convivência com a Covid-19 na Fiocruz foi publicado em 31 de julho de 2020. O documento foi elaborado pela Coordenação Institucional para ações diante da pandemia por meio de um trabalho coletivo de gestão participativa. Seu objetivo é estabelecer medidas que permitam manter as atividades da instituição e suas entregas à sociedade, tendo como princípio a preservação da vida e da saúde dos seus trabalhadores. 

 

O texto traz orientações para enfrentar um desafio imposto pela pandemia: repensar as maneiras de conviver e de usar os espaços de trabalho. O Plano de Convivência indica a necessidade de mudanças em muitos processos e sua implementação exige da comunidade Fiocruz um esforço coletivo de aprendizado organizacional. As orientações refletem uma nova etapa no enfrentamento da pandemia, além do Plano de Contingência, lançado em 13 de março. 

 

Faça o download do plano

 

São dez orientações gerais e princípios para o estabelecimento de uma nova rotina de trabalho e de convivência segura nos campi da Fundação, de acordo com deliberação do Conselho Deliberativo da Fiocruz, em 9/7. São várias determinações de ordem prática: distanciamento físico entre as pessoas; uso de barreiras; higiene pessoal e dos ambientes; identificação e isolamento de portadores da infecção e vigilância ativa; e proteção adicional de trabalhadores com maior risco. 

 

Segundo o documento, devem ser usadas como referência as experiências internacionais e recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para estabelecer critérios de distanciamento social e outras medidas de controle. As orientações das autoridades sanitárias locais também devem ser consideradas. No momento, já está estabelecido que museus e espaços de visitação permanecerão fechados.

 

Faça o download da primeira versão do documento de orientação da Fiocruz, publicada em 1/8/2020.

 

Informações e acessibilidade

 

E-book com orientações de saúde do trabalhador para convivência com a Covid-19 na Fiocruz

Está disponível para a comunidade Fiocruz o Guia de orientações da saúde do trabalhador/Cogepe: convivência com a Covid-19 e atividades de trabalho. Seu objetivo principal é informar sobre as medidas de proteção à saúde que deverão ser adotadas para o retorno gradual das atividades presenciais nos campi da Fiocruz. O documento foi elaborado pela Coordenação de Saúde do Trabalhador (CST/Cogepe), em parceria com trabalhadores do Cesteh/Ensp, Bio-Manguinhos, INCQS e IOC. O guia será constantemente revisado e atualizado, conforme parâmetros epidemiológicos vigentes. 

 

Faça o download do Guia de orientações da saúde do trabalhador/Cogepe: convivência com a Covid-19 e atividades de trabalho

 

Plano de convivência com a Covid-1

Voltar ao topoVoltar