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Compromissos da Fiocruz no atendimento aos seus públicos-alvo


Publicação passando de uma mão a outraGarantir os canais formais para recebimento de manifestações que permitam o monitoramento do comportamento ético na instituição, como: o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça e a Política de Prevenção e Enfrentamento da Violência e Assédio Moral no Trabalho, bem como de uma comissão permanente de assessoramento, acompanhamento e implementação da Política;

Aprimorar o plano de carreiras dos servidores da Fundação, cumprindo a pauta construída em ação conjunta da Presidência e representação dos trabalhadores da Fiocruz (Asfoc- SN) em negociação com representação do governo (MPOG), sendo as principais pautas: incorporação da gratificação de desempenho ao vencimento básico; GDACTSP integral para os aposentados; criação do bônus de desempenho e ampliação do acesso a gratificações por qualificação e titulação, entre outras.

Ampliar nacionalmente as atividades da Fiocruz, contribuindo para a redução das desigualdades e iniquidades regionais no campo da saúde e da ciência e tecnologia em saúde, com atendimento e implementação das politicas governamentais sob sua responsabilidade como: expansão da Fiocruz nacional; ampliação da oferta de serviços educacionais e assistenciais em saúde; fornecimento de unidades farmacêuticas e de doses de vacina para abastecimento dos programas de saúde, conforme contratualização com o Ministério da Saúde.

Instituir mecanismos para que seus trabalhadores executem suas atribuições e competências, de acordo com os valores da instituição, favorecendo o acesso do cidadão aos serviços e sem incorrer em qualquer tipo de preconceito, incorporando uma política de desenvolvimento contínuo da sua equipe de colaboradores, com oferta anual de eventos de disseminação da cultura da excelência para 100% de suas unidades, assim como, aplicando, anualmente, um processo sistêmico de avaliação do desempenho em 100% de seus servidores e gestores, e disponibilizando aos cidadãos diversos canais de comunicação, com garantia de sigilo e segurança da informação.

Disseminar a cultura da excelência - oficialmente marcada pelas boas práticas de gestão que evoluem na instituição, com realização de ciclo anual de auto avaliação da gestão – Fiocruz, envolvendo todas as suas unidades, e promovendo o refinamento de seus processos e padrões de trabalho, mediante a adesão aos requisitos de normas nacionais e internacionais de gestão qualidade.

Assegurar às pessoas naturais e jurídicas o direito de acesso à informação, fortalecendo os espaços de diálogo com os cidadãos e com procedimentos objetivos e ágeis, de forma transparente e em linguagem de fácil compreensão, observados os princípios da administração pública e as diretrizes previstas na Lei nº 12.527, de 2011 (Lei de Acesso à Informação), capacitando os profissionais de atendimento direto à população nos requisitos expressos na Carta ao Cidadão Fiocruz e na Lei de Acesso à Informação e promovendo a consolidação e disseminação de seu Sistema de Relacionamento com o Cliente (cidadão-usuário e demais públicos alvos).

Instituir e disseminar em toda organização padrões de atendimentos que garantam o atendimento preferencial, conforme legislação vigente, às pessoas portadoras de deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas por crianças de colo, respeitando a classificação de risco à saúde.

Executar suas atividades com respeito ao meio ambiente, buscando minimizar os impactos ambientais e reduzir o uso de recursos não renováveis, com prática de coleta seletiva e de compras saudáveis, assim como, preservar a sua área verde em conformidade com os padrões de sustentabilidade socioambiental, promovendo continuamente a execução, acompanhamento e disseminação das ações, com levantamento prévio dos riscos relevantes ao contexto institucional e as respectivas exigências legais e técnicas a serem aplicadas.

A Fiocruz se compromete a aprimorar e manter atualizada:

  • a identificação e sinalização das unidades e dos setores da Fiocruz, por meio da colocação de placas sinalizadoras do acesso as unidades e serviços nos diversos campi da Fiocruz;
  • as instalações adequadas aos portadores de necessidades especiais, facilitando o acesso de usuários prioritários, por meio da qualificação dos trabalhadores que atuam no atendimento ao público, assim como da garantia de estruturação de rampas de acesso nas novas edificações e nas existentes, respeitada a preservação de seu patrimônio arquitetônico, histórico e cultural;
  • a disponibilidade de transporte solidário, por carro elétrico, da porta de entrada do campus Manguinhos até o seu destino final neste campus Fiocruz, priorizando pacientes portadores de necessidades especiais e que se destinem as unidades prestadoras de serviços assistenciais.

Para acessar a Carta de Serviços, clique aqui.

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