Farmanguinhos, uma das unidades de produção da Fiocruz, garante à população brasileira o acesso a medicamentos essenciais. São antibióticos, antiinflamatórios, antiulcerosos, analgésicos e produtos dermatológicos, entre outros.
O Instituto atende a programas específicos do Ministério da Saúde. Fazem parte desses programas medicamentos para doenças endêmicas, como a tuberculose; para doenças do sistema nervoso central; e para hipertensão e diabetes.
Entre os principais produtos fornecidos por Farmanguinhos ao governo está o Artesunato + Mefloquina (ASMQ), um medicamento inovador para o combate à malária desenvolvido com a ajuda de parceiros internacionais. O Instituto também conta com uma extensa produção de antirretrovirais (como o Efavirenz, fruto do primeiro licenciamento compulsório realizado no Brasil) para suprir o Programa Nacional DST/Aids.
A produção nacional desses medicamentos representa uma redução importante nos custos do Sistema Único de Saúde do Governo Federal, o SUS. Ao gastar menos com a aquisição de medicamentos, o poder público pode investir em outras áreas da saúde, contribuindo para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros. Farmanguinhos desempenha, ainda, um importante papel no fortalecimento das indústrias farmoquímicas nacionais e na regulação de preços do mercado farmacêutico brasileiro.
A lista completa de medicamentos produzidos por Farmanguinhos.
Outras informações sobre medicamentos podem ser obtidas no SAC/Farmanguinhos: 0800-024-1692.