Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Produção estratégica


Implantado pioneiramente no Brasil, o Complexo Econômico e Industrial da Saúde (Ceis) viabilizou a articulação sistêmica do conjunto de estruturas de saúde pública do país, abrangendo hospitais, laboratórios, indústrias farmacêuticas, escolas de saúde etc. Seu objetivo é atender à demanda da sociedade por bens e serviços do setor, ao mesmo tempo em que garante uma base produtiva responsável pela oferta de medicamentos, equipamentos e insumos.

O Ceis propõe a integração das dimensões econômica, social e de inovação para garantir um modelo inclusivo e sustentável ao Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo, assim, a cidadania. Vale ressaltar que, além de ser um direito social, a saúde deve ser considerada como direito de todos e dever do Estado, conforme descreve nosso texto constitucional, incluindo o acesso a produtos estratégicos.

Um modelo exemplar de investimento na área é a formação de Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (PDPs), destinadas à transferência e absorção de tecnologia, à produção e à capacitação produtiva e tecnológica do país em produtos estratégicos para atendimento às demandas do SUS.

A Fiocruz está inserida nesse contexto por meio da VPPIS, que promove e integra as atividades de desenvolvimento tecnológico, produção e inovação na Fundação, de modo a atender e subsidiar políticas públicas de saúde.

Voltar ao topoVoltar