Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Termo de Referência para Coletâneas


Neste termo de referência são definidos os parâmetros que orientam a apreciação de originais de coletâneas submetidos à Editora Fiocruz com vistas a publicação.

Livros organizados como coletânea de textos, ou seja, com capítulos escritos por diferentes colaboradores, podem trazer relevante contribuição para a sistematização e ampliação do conhecimento produzido em determinado campo de investigação. As coletâneas também podem se constituir em importante recurso didático.

No processo de avaliação de livros no formato coletânea, a Editora Fiocruz considera, inicialmente, dois aspectos. O primeiro é o escopo temático (saúde coletiva em concepção ampliada) e o catálogo de títulos da Editora: evitamos publicar coletâneas sobre o mesmo tema com abordagens similares. O segundo diz respeito às perspectivas teóricas e metodológicas adotadas: é importante que a reunião dos diferentes textos componha um conjunto de contribuições originais para a área da saúde em sua acepção mais ampla.

Os manuscritos submetidos a avaliação devem conter obrigatoriamente uma apresentação da coletânea, na qual o(s) organizador(es) contextualiza(m) a obra no âmbito dos debates científicos do campo e realiza(m) uma análise substantiva sobre o tema objeto do livro; trata-se de um texto com perfil de capítulo e necessárias referências bibliográficas etc. Tal apresentação não se restringe a um sumário comentado dos capítulos, mas deve expressar os elementos que conferem unicidade à coletânea, tornando clara para o leitor a interação entre os textos que a compõem. É desejável que a apresentação tenha em torno de 15-20 páginas, podendo ser mais expandida, quando necessário.

Cabe ao(s) organizador(es) dispor de forma equilibrada as contribuições, evitando-se a simples constituição de um mosaico de textos afins, mas pouco articulados entre si. Também é sua atribuição padronizar os textos no que tange à redação, ao tamanho, ao uso de notas e referências bibliográficas, e apresentar os autores, conforme regras definidas pela Editora. A íntegra dos originais não deverá passar de 120 mil palavras (ou, por aproximação, 350 páginas em fonte Arial, corpo 12, espaçamento entre linhas 1,5).

Na avaliação dos originais de coletâneas serão considerados tanto a qualidade da apresentação e de cada capítulo individualmente quanto a coerência, a oportunidade, a originalidade e os objetivos do conjunto do livro. Não serão avaliadas coletâneas que advenham de anais de congressos ou da reunião de papers apresentados em eventos científicos.

Os capítulos devem ser originais, mas são também aceitáveis contribuições previamente publicadas em periódicos científicos, desde que sua republicação se justifique. É recomendável que, garantida a qualidade e importância das contribuições, as coletâneas sejam organizadas com capítulos de autores de diferentes instituições e que comportem, quando possível e pertinente, diversidade regional ou mesmo internacional.

É imprescindível que o organizador apresente autorizações por escrito de todos os autores para a publicação de seus textos. Na eventualidade de haver textos não inéditos, estes devem vir acompanhados da devida autorização do periódico ou editora que os publicou.

Algumas perguntas e orientações para proponentes de coletâneas:

a) Os capítulos estão estruturados logicamente e integrados em torno de um tema central coerente e relevante?

b) A apresentação atende às exigências previamente indicadas (contextualização da obra nos debates científicos do campo, análise substantiva sobre o tema objeto do livro etc)? Propicia que o leitor alcance uma compreensão geral acerca do livro?

c) Quando pertinente, há um equilíbrio entre os capítulos teóricos, os metodológicos e os empíricos?

d) Quando existirem, capítulos com estudos de caso têm alcance e apelo para um público mais amplo?

e) No caso de coletâneas relacionadas à geração de novos conhecimentos (por exemplo, derivadas de projetos de pesquisa), como parâmetro norteador de critério de qualidade: os capítulos originais seriam aprovados como artigos em periódicos científicos de importância?

g) Há capítulos que não alcançam o mesmo nível de qualidade, relevância ou integração e que, portanto, possam ou devam ser retirados?

h) Os originais estão padronizados de acordo com as normas da Editora Fiocruz e, igualmente, no tamanho estabelecido neste Termo de Referência (máximo de 120 mil palavras)?
 

Voltar ao topoVoltar