Início do conteúdo

Ciência aberta

A Ciência Aberta é um movimento global que propõe eliminar obstáculos artificiais, especialmente os editoriais, legais e econômicos, à livre circulação do conhecimento científico e tornar a pesquisa científica acessível para todos.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) se filia de forma crítica e estratégica a esse movimento e vem construindo, num processo coletivo, abrangente e democrático, seu entendimento sobre os limites e as possibilidades da abertura de dados para pesquisa. 

Nesta página é possível encontrar notícias, documentos de referência e outros conteúdos relacionados ao tema na Fiocruz. 
 

Política de Gestão, Compartilhamento e Abertura de Dados para Pesquisa

O documento, produzido a partir de um processo de consulta interna e aprovado em setembro de 2020 pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz está disponível no formato de publicação em português e em inglês no repositório Institucional Arca. Acesse!

 

Outros documentos

Termo de referência
Gestão e abertura de dados para pesquisa na Fiocruz

 

Marcos legais nacionais em face da abertura de dados para pesquisa em saúde
Dados pessoais, sensíveis ou sigilosos e propriedade intelectual

 

Sumário Executivo Livro Verde
Ciência aberta e dados abertos: mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional
 

Resumen Ejecutivo Libro Verde
Ciencia abierta y datos abiertos: mapeo y análisis de políticas, infraestructuras y estrategias en perspectiva nacional e internacional
 

Livro Verde - Ciência aberta e dados abertos
Mapeamento e análise de políticas, infraestruturas e estratégias em perspectiva nacional e internacional

Voltar ao topoVoltar