Em 2017, a presidência da Fiocruz instituiu a “Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030” (EFA 2030), considerando a análise histórica, de conjuntura e prospecção de futuro da instituição. A estratégia incorpora o documento das Nações Unidas ao desenvolvimento estratégico e ao programa de trabalho da Fiocruz em médio e longo prazos, com um entendimento que parte da determinação social da saúde e de temas conexos, dos estudos sociais de ciências, da ecologia de saberes e da teoria crítica sobre inovação e de modelos de desenvolvimento.
Acompanhe as notícias, atualizações e demais informações sobre as ações da Fiocruz para o alcance das metas da Agenda 2030 e dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável na página especial da EFA 2030 na plataforma Ágora: agora.fiocruz.br/agenda2030
A Agenda 2030 tem grande convergência de valores com a Fiocruz e com nossa matriz histórica, baseada em uma forte correlação entre saúde, desenvolvimento e sustentabilidade. Ao reforçar o pensamento crítico, o diálogo e inflexões em torno dos temas saúde, sociedade e desenvolvimento, a Agenda 2030 atua como marco e como grande catalizador para novos desafios e desdobramentos conceituais, acadêmicos, programáticos e políticos. A agenda das Nações Unidas e da Fundação caminham juntas, nesse sentido, na busca pela integração de direitos humanos, políticas sociais, sustentabilidade, inovação e desenvolvimento de modo que, como diz o lema do documento internacional, não seja ninguém deixado para trás.
Durante esta edição do HLPF, o Brasil promoverá o evento paralelo (side event) intitulado “SDG 18 – Igualdade Étnico-Racial na Agenda 2030: a experiência brasileira para a construção de um novo objetivo de desenvolvimento sustentável”
Convidada pela Secretaria Geral da Presidência da República, a Fiocruz é membro do corpo consultivo junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)
Este encontro representou a continuidade da parceria entre as instituições, que acontece desde 2020, e tem como fruto a Plataforma Terra 2030 e os Editais de fomento - visando alavancar o alcance da Agenda 2030 nos territórios.
Evento organizado pela Estratégia Fiocruz para a Agenda 2030 da Fiocruz, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA), na próxima quinta-feira (14/12), a partir das 10h, em edição online.
O foco dessas discussões recai sobre as implicações diretas dessa reforma para as políticas sociais e de saúde.
Sob o título "O papel das Organizações de Pesquisa e Tecnologia para endossar o recompromisso com os ODS", o encontro foi co-organizado pela Fiocruz, que é co-host do G-stic
Será a primeira vez que a COP do Clima terá dias temáticos, como saúde, energia, agricultura, natureza, entre outros, nos quais serão lançados declarações, iniciativas, compromissos, buscando fomentar atos de caráter voluntário em apoio à ação climática.
A Fiocruz vem acompanhando e apoiando as ações do GT da Agenda 2030 e é parte do assessoramento técnico da comissão, ao lado do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Convidada pela Secretaria-Executiva para o Desenvolvimento Sustentável do Governo Federal, possui uma expertise fundamental na Agenda 2030, contribuindo com seu profundo conhecimento técnico-científico
O evento acontece em Nova York (EUA) de 12 a 29 de setembro, simultaneamente à 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU