Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Acervos

Reconhecida como um dos mais renomados centros de ciência e tecnologia em saúde da América Latina e Caribe, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é também uma instituição singular por reunir diversos acervos científicos e culturais, acumulados ao longo de seus mais de 120 anos de existência e considerados patrimônio da instituição.  

Para integrar as ações das diferentes unidades responsáveis por esses acervos, em 2014, foi criado o Preservo - Complexo de Acervos da Fiocruz, programa institucional formalizado pela Política de Preservação dos Acervos Científicos e Culturais da Fiocruz, lançada em 2018 e atualizada em 2020.

O Preservo tem como objetivo aprimorar e ampliar as ações de preservação e acesso físico e digital aos acervos científicos e culturais da instituição, além de promover uma maior integração desses acervos, constituídos por bens arquitetônicos, urbanísticos; arqueológicos, arquivísticos, bibliográficos, biológicos e museológicos.  

Sobre o Preservo

Perguntas e respostas sobre acervos

Atualizado em 25/01/2024: O vírus SARS-Cov-2, que durante a pandemia da covid-19 ficou conhecido como novo coronavírus, pode permanecer no ar por cerca de 40 minutos a até 2 horas e meia.

Sim. (...) O Ministério da Saúde, por meio de teleatendimento, disponibiliza canais para manter a população informada sobre o novo coronavírus. Esses canais gratuitos orientam quando procurar...

Atualizado em 09/06/2021 - Azitromicina é um antibiótico e, portanto, não ataca vírus. Os antibióticos são indicados apenas contra bactérias.

A vacina pediátrica contra a covid-19 passou a fazer parte do Calendário Nacional de Vacinação em 2024, com esquema de 3 doses, sendo recomendado o seguinte calendário:

 

Sim, pois não há proteínas ou traços de proteínas do leite na vacina produzida por Bio-Manguinhos/Fiocruz.

 

Fonte: Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz)

Voltar ao topoVoltar