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VPAAPS: Literacia em saúde e Educomunicação

Literacia em saúde e Educomunicação

Literacia em saúde (health literacy) pode ser definida como a capacidade dos indivíduos em obter, compreender, avaliar criticamente e utilizar informações sobre saúde para seu próprio cuidado ou de outras pessoas. Tal capacidade é desenvolvida ao longo da vida e tem influência de fatores demográficos, culturais, sociopolíticos e ambientais.
 
Nos últimos anos, literacia em saúde tem delimitado uma gama ampla de habilidades e competências que influenciam o processo de significação de informações sobre saúde, interferindo tanto nos resultados de saúde quanto nos determinantes sociais da saúde. Entende-se que maiores níveis de literacia em saúde podem contribuir na ampliação do engajamento em processos de discussão de políticas públicas e transformação social para melhoria da qualidade de vida. 

Num cenário marcado pela circulação cada vez mais volumosa e veloz de informações é fundamental investir na reflexividade e na responsabilidade quanto ao consumo e à produção de conteúdo. Situadas entre os campos da Educação e da Comunicação, as práticas de educomunicação operam na cogestão e democratização dos recursos de comunicação, suas linguagens e tecnologias, levando ao fortalecimento do protagonismo dos sujeitos sociais no exercício de suas capacidades comunicacionais, à compreensão das mensagens midiáticas, suas intencionalidades e usos no cotidiano e ao enfrentamento da desinformação e infodemia pela via da educação cidadã.
 

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