A Agenda Jovem Fiocruz (AJF) é uma plataforma colaborativa voltada para as juventudes brasileiras que articula temas do Sistema Único de Saúde (SUS) com a Política Nacional da Juventude. A AJF desenvolve iniciativas nas áreas de pesquisa; educação, informação e comunicação; serviços em saúde e ações territorializadas.
Projeto vinculado à Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com o suporte institucional da Coordenação de Cooperação Social, a AJF conta com grupos de trabalho que reúnem representantes de Unidades Técnico-Científicas da Fundação, desenvolvendo diferentes ações dirigidas à juventude.
Ao subsidiar políticas públicas de juventude no marco do conceito ampliado de saúde, a AJF mantém parceria com organismos governamentais e de cooperação internacional. Colabora também ao atuar em rede com grupos, movimentos sociais e organizações juvenis e da sociedade civil, por meio de ações de mobilização, vivências e formação para a defesa do direito à saúde da juventude brasileira.
Filme produzido pela Agenda Jovem Fiocruz mostra atividades desenvolvidas em locais como o quilombo Santo Antônio dos Pretos, no Maranhão e a Feira de Acari, no Rio de Janeiro
Com 28 páginas, a cartilha contém um guia prático detalhando os vários serviços SUS. O objetivo é familiarizar jovens com a Saúde Pública.
AJF e EPSJV fizeram parte do Seminário para elaboração do Plano Nacional de Juventude, que elaborou plano de metas, objetivos e estratégias a partir de demandas de jovens.
Objetivo é responder a demandas de adolescentes e jovens a partir da atenção primária, tendo como base a escuta de jovens e profissionais da saúde
Jovens e adolescentes negras têm menos atendimento pré-natal, enquanto rapazes sofrem mais internações por agressões
Violências contra jovens negros e dificuldades no parto se destacam entre os principais achados
Fruto de meses de trabalho, cartilha apresenta informações e demandas da juventude LGBTQIAPN+
Pesquisador fala sobre estudo com jovens da Maré durante a pandemia
Encontro em São Paulo debateu o contexto de saúde, trabalho e território da população jovem entre 15 e 29 anos
Estudo mostra que jovens brasileiros sofrem agravos à saúde por situações de violência, condições de trabalho e impactos na saúde mental.