A área de produção e inovação em saúde requer investimentos em infraestrutura para a consolidação de um parque industrial forte e inovador. Para isso, a Fiocruz está estruturando seu Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde (CDTS), de modo a contribuir para a superação de gargalos na geração de insumos para o setor, no país.
O CDTS, em fase final de construção, no campus-sede da Fiocruz (Manguinhos-RJ), funcionará como um elo entre as atividades de pesquisa e de produção em saúde.
A iniciativa é estratégica porque algumas etapas do desenvolvimento de insumos para a saúde ainda não encontram a infraestrutura necessária na cadeia produtiva nacional. E a dependência de laboratórios estrangeiros pode significar aumento de custos e comprometer a incorporação de novas tecnologias no país.
O novo centro contará com plataformas tecnológicas e laboratórios de apoio aptos a transformar conhecimentos em produtos que possam integrar a oferta pública de insumos para a saúde. Sua atuação irá além da Fiocruz. E sua infraestrutura estará disponível a outras instituições (públicas e privadas), por meio da locação de seus laboratórios.
Dessa forma, o modelo vai contribuir com recursos, conhecimentos e tecnologias para a Fundação e para a saúde pública nacional.
Atualmente, 12 plataformas compõem a Rede de Plataformas Tecnológicas da Fiocruz. Cada uma possui equipamentos de alto desempenho para atender as necessidades de programas de pesquisa internos e externos à Fundação. Dúvidas dos usuários sobre o sistema de plataformas podem ser encaminhadas para o e-mail suporterpt@cdts.fiocruz.br.
Atendimento
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Tel: (21) 3882-9234
Fax: (21) 2290-0494
E-mail: cdts@fiocruz.br
Endereço: Av. Brasil 4.036, sala 814, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, CEP 21045-360