Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

VPAAPS: Ambiente

A área de Ambiente da VPAAPS enfoca a relação da saúde com questões ambientais, alinhando suas ações com o Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde (DSAST/SVS/MS).

Nesse contexto, foram definidos seis eixos estratégicos: saúde e biodiversidade, saúde e clima, saúde e saneamento, saúde do trabalhador, avaliação de impacto à saúde de grandes empreendimentos, saúde e agrotóxicos.

Por sua abrangência, a VPAAPS articula, apoia e induz um grande número de pesquisas envolvendo as relações entre as transformações do ambiente e suas implicações sobre a saúde do homem.

No intuito de ampliar e potencializar resultados, a VPAAPS desenvolve parcerias e cooperações com diversas instituições nacionais e internacionais.

 

 

Série Fiocruz - Documentos Institucionais - Coleção Saúde, Ambiente e Sustentabilidade

 

A Coleção Saúde, Ambiente e Sustentabilidade inaugura a Série Fiocruz – Documentos Institucionais e foi elaborada pela Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS). A coleção apresenta a trajetória, a produção científica e reflexões da área de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade no âmbito da Fiocruz, em torno dos temas definidos em seu programa institucional, e se destina à sua própria comunidade científica e a instituições externas, a pesquisadores e ao conjunto da sociedade brasileira.

Alinhada à missão institucional, a coleção tem como objetivos contribuir para a produção, disseminação e compartilhamento de conhecimentos e tecnologias em Saúde, Ambiente e Sustentabilidade (SA&S), voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira; e consolidar o Programa Institucional de Saúde, Ambiente e Sustentabilidade da Fiocruz, como processo estratégico, a partir da sistematização dos conteúdos deste campo.

A organização dos volumes, e sua construção, contou com ampla participação da comunidade científica da Fiocruz e convidados, reunindo o conjunto de conhecimentos e de diferentes aspectos relacionados aos temas. A coleção é resultado da contribuição de mais de duzentos pesquisadores. A metodologia utilizada ao longo desse processo possibilitou maior integração e articulação dos diversos campos de atuação. Nos volumes, foram respeitadas as singularidades de cada área, possibilitando o exame concomitante da obra como um todo e de suas especificidades.

 

 

Capa da Coleção Saúde, Ambiente e Sustentabilidade

Volume 1. Histórico e Governança

Volume 2. Agrotóxicos e Saúde

Volume 3. Biodiversidade e Saúde

Volume 4. Clima, Saúde e Cidadania

Volume 5. Grandes Empreendimentos e Impactos sobre a Saúde

Volume 6. Saneamento e Saúde

Volume 7. Saúde dos Povos e Populações do Campo, da Floresta e das Águas

Volume 8. Saúde do Trabalhador

 

Informes

Texto informes ambiente

Eventos

Texto de ambiente

Voltar ao topoVoltar