Início do conteúdo

Preservação - Missão e atividades


Missão

- Implementar recursos locais quanto às técnicas e materiais para preservar e conservar a integridade física e garantir o acesso ao acervo bibliográfico da Biblioteca de Manguinhos.

- Oferecer apoio técnico informacional na área de conservação preventiva do material bibliográfico às outras bibliotecas integrantes da Rede de Bibliotecas da Fiocruz.

Atividades:

1) Acompanhar, diagnosticar e reavaliar periodicamente, quanto às condições físicas do acervo.

2) Realizar o controle ambiental periódico em todo o prédio.

3) Efetivar práticas de pequenos reparos nas coleções.

4) Elaborar programas de preservação com controle preventivo dos agentes patogênicos, através da higienização do acervo e dos depósitos, detectando e eliminando possíveis infestações e danos diversos.

5) Confeccionar suportes e embalagens para o acondicionamento das obras mais fragilizadas, e produzir a encadernação artesanal de obras danificadas, utilizando material neutro alcalino.

6) Documentar as etapas de conservação, através de fichas técnicas com identificação, diagnóstico e tratamento utilizado, para dar apoio a estudos e pesquisas sobre a conservação do acervo.

7) Identificar as necessidades de conservação do edifício como elemento de proteção ao acervo e de prevenção a desastres.

9) Criar plano de prevenção e salvamento de emergência contra incêndio, insetos e microorganismos.

10) Promover treinamento aos funcionários e usuários para conscientização e implantação de medidas e normas para utilização e conservação do acervo.

Voltar ao topoVoltar