Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

Castelo: Patrimônio da ciência

Conheça o interior do castelo Fiocruz em um passeio virtual pelo edifício centenário, candidato a Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Créditos.

 

Castelo: Patrimônio da Ciência

Construído entre 1905 e 1918, o Castelo da Fiocruz é um símbolo da ciência e da saúde nacionais. O “Palácio das Ciências”, imaginado por Oswaldo Cruz para ser a sede da instituição que receberia seu nome, foi criado à imagem do Instituto Pasteur, de Paris, reunindo a produção de vacinas e remédios, a pesquisa científica e demais atividades ligadas à saúde pública.

Localizado às margens da Avenida Brasil, a construção também é conhecida como Pavilhão Mourisco ou Castelo Mourisco, por sua arquitetura em estilo neomourisco, adornada pela beleza dos azulejos portugueses e mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. O castelo foi projetado pelo arquiteto português Luiz Moraes Júnior e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1981.

Hoje o edifício, que mantém funções administrativas, está aberto à visita da população e abriga salas de exposição e a Biblioteca de Obras Raras, integrando o circuito de visitação oferecido pelo Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

Por sua importância história, cultural e científica, o Castelo Fiocruz é candidato à Patrimônio Cultural da Humanidade. Nesta área do Portal Fiocruz, é possível realizar um passeio virtual pelas instalações do castelo e ter acesso a diversos conteúdos relacionados à edificação histórica.

 

 

Visite o Castelo Fiocruz e o Museu da Vida

O roteiro de visitação ao campus da Fiocruz, promovido pelo Museu da Vida (COC/Fiocruz), é gratuito e inclui a visitação ao Castelo Mourisco, onde o visitante pode conhecer mais sobre a história da Fundação e da própria ciência brasileira. Além do Castelo, o roteiro passa por outras construções históricas, pelo Parque da Ciência e pelas exposições temporárias do próprio Museu, entre outras atrações.

Confira mais informações no Guia de Serviços da Fundação.

Livro de visitas

Voltar ao topoVoltar