Início do conteúdo

Divulgação científica na Fiocruz

Sobre a divulgação científica na Fiocruz

A divulgação científica integra o fazer científico e é responsabilidade social da Fiocruz. Ela integra sua missão de defesa da equidade e da cidadania plena, de forma a ajudar a construir ambientes e instrumentos que permitam à população brasileira participar de forma mais democrática e cidadã nos debates que envolvem a ciência e tecnologia, em particular no campo da saúde.

Contemplada em 2015 com o Prêmio José Reis de Divulgação Científica, a Fiocruz desenvolve atividades e iniciativas de divulgação da ciência de forma descentralizada e diversificada. Em 2021, com a publicação de sua nova política institucional para a área, tem procurado fortalecer, estrimular e integrar esses esforços, amparados por novos espaços e instrumentos de gestão, sempre com o objetivo de ampliar o diálogo entre o conhecimento produzido no interior de seus muros e a sociedade. 

Este espaço busca reunir e dar visibilidade para esse cenário diversificado, rico e fragmentado, com o intuito de ampliar a apropriação social do conhecimento científico. Dessa forma, pretende refletir os esforços institucionais em prol de uma atuação mais sinérgica de seus muitos atores que atuam no campo da divulgação cientícia. Aqui estão reunidas as principais estrtatégias e estruturas que compõem nossos esforços, além de um rol sempre em construção de produtos, iniciativas de ensino e produção acadêmica na área. 

Encontro de Divulgação Científica

 

Confira como foi o mais recente Encontro Virtual de Divulgação Científica da Fiocruz. Assista a todas as edições do evento

 

Inscrições abertas

Informação e comunicação em saúde: inscreva-se até 23/9

 

Política institucional

 

A "Política Divulgação Científica" da Fiocruz foi aprovada pelo Conselho Deliberativo da Fiocruz em reunião realizada em 10 de dezembro de 2020 e instituída com a Portaria da presidência Nº 58, de março de 2021.

 

Conheça a VPEIC

 

A Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação é a principal responsável pela indução de ações de divulgação científica na Fiocruz, que são promovidas com protagonismo das Unidades e grupos da Fundação

 

Voltar ao topoVoltar