A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma instituição pública e estratégica de Estado, comprometida com a saúde, o desenvolvimento com inclusão e a redução das desigualdades. Realizar a missão da Fiocruz exige um padrão ético de contínuo aprimoramento dos serviços ofertados, de transparência, de abertura à participação popular, ao controle social e de prestação de contas à sociedade visando uma gestão pública democrática e inovadora. Nesta perspectiva, ações voltadas para o aprimoramento da integridade e da transparência públicas são essenciais à boa governança, ao desenvolvimento e sustentabilidade das instituições.
Na Fiocruz, a integridade pública é entendida como o alinhamento consistente e a aderência aos valores, princípios e normas éticas compartilhadas, para defender a priorização do interesse público sobre os interesses privados no setor público. E visa preservar a confiança da sociedade de que os resultados esperados pela população serão entregues de forma eficiente, eficaz e efetiva.
O Sistema de Integridade da Fiocruz, aprovado pelo Conselho Deliberativo (CD) em 2018, é coordenado pela UGI e constituído pela Ouvidoria, Comissão de ética (CE), Comissão de Integridade em Pesquisa (CIP), Comissão Permanente de Classificação de Informações (CPAI), Unidade de Controle Interno (UCI), Corregedoria (Correg) e Auditoria Interna (Audin).
O Programa de Integridade da Fiocruz possui governança colegiada por meio do Sistema de Gestão da Integridade Pública Fiocruz, é constituído por seis projetos que visam fortalecer ou implantar instâncias de integridade e por um plano de mitigação dos riscos de integridade.
Guia de integridade em pesquisa
Lei nº 12.813, de 16 de maio de 2013
Decreto nº 10.756, de 27 de julho de 2021
Unidade de Gestão da Integridade (UGI)
Tel.: 3882-1790
E-mail:ugi@fiocruz.br