Especializadas na área de saúde e com foco em temas atuais, as revistas produzidas pela Fiocruz dividem-se em publicações científicas (de comunicação científica) e de divulgação científica e institucionais.
As publicações científicas estão reunidas no Portal de Periódicos. No espaço, você encontra artigos, notícias, entrevistas, vídeos e infográficos com base na produção científica em saúde.
Já as publicações institucionais e de divulgação científica visam difundir o conhecimento científico produzido na Fundação, promovendo a democratização do acesso e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Revista de comunicação científica:
Cadernos Ibero-Americanos de Direito Sanitário (CIADS): Periódico trimestral, de acesso aberto, destinado a difundir a produção acadêmica no campo do Direito Sanitário. As submissões – em português, inglês ou espanhol – são aceitas durante o ano todo e o processo editorial é gratuito para autores ou instituições. O CIADS é publicado pelo Programa de Direito Sanitário, da Fundação Oswaldo Cruz de Brasília, e está no estrato B3 do Qualis Periódicos, em Direito e Saúde Coletiva.
Cadernos de Saúde Pública – Uma das principais fontes de informação científica em saúde pública da América Latina, a publicação mensal da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) traz artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da saúde coletiva. Também visa estimular a reflexão sobre temas relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições e no cuidado de vida das populações. Epidemiologia, nutrição, políticas públicas, planejamento e gestão de sistemas e serviços, ecologia, saúde ambiental são algumas áreas abordadas na publicação, que é indexada na base do SciELO.
Fitos - Publicação trimestral, em acesso aberto, com caráter interdisciplinar e que divulga artigos científicos sobre pesquisa, desenvolvimento e inovação em medicamentos da diversidade vegetal, nas áreas de agroecologia, botânica, etnociências, farmacologia, química, política e gestão. É editada pelo Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz).
História, Ciências, Saúde Manguinhos - Publicação trimestral da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), unidade dedicada à documentação, pesquisa em história das ciências e da saúde e divulgação científica. Na revista – que tem formato impresso e eletrônico –, há seções dedicadas a artigos e ensaios originais, notas de pesquisa, documentos para estudos históricos, imagens, entrevistas, debates e resenhas de livros e filmes. É pelo pelo SCimago Journal Rank (SJR) e pelo SciELO, entre outras bases no Brasil e no exterior.
Memórias do Instituto Oswaldo Cruz - Desde 1909, a revista publica pesquisas originais nos campos da medicina tropical e parasitologia humana com abordagens da bioquímica, imunologia, biologia celular e molecular e genética. São 12 números publicados em um volume por ano, no formato de artigos originais, em inglês, que são selecionados com sistema de revisão por pares e em acesso aberto.
Revista de Alimentação e Cultura das Américas (Raca) - A publicação do Programa de Alimentação, Nutrição e Cultura (PALIN) da Fiocruz Brasília visa contribuir para dar visibilidade a estudos e pesquisas interdisciplinares, estimulando assim, a compreensão de fatores macroestruturais, históricos, sociais, políticos e econômicos, e suas consequências nas escolhas, comportamentos, hábitos, crenças, tabus e práticas alimentares para povos e sociedades humanas. A revista é trilíngue (português, espanhol e inglês), semestral, de acesso livre.
Reciis – Editada desde 2007 pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), a Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é um periódico interdisciplinar de acesso aberto, revisado por pares e gratuito para o autor. É disponibilizada trimestralmente, e possui textos inéditos em português, inglês ou espanhol, nas áreas de comunicação, informação e saúde coletiva.
Trabalho, Educação e Saúde - Publicada a cada quatro meses, a revista debate, analisa e investiga questões ligadas à educação como área do conhecimento em saúde. Tem como temas centrais a formação e a qualificação profissional e o processo de trabalho na saúde, sendo voltada a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, profissionais vinculados aos serviços de saúde, além de docentes e gestores da educação profissional que atuam setor. É editada pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz).
Visa em Debate - Produzida pelo Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) com o apoio financeiro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é uma publicação trimestral exclusivamente online. Divulga artigos acadêmicos e científicos inéditos que articulem temas multi e interdisciplinares sobre sociedade, ciência e tecnologia, relacionados aos diversos campos da vigilância sanitária. A publicação está indexada nas bases de dados e-revista, DOAJ, Latindex, Lilacs e sumário.org.
Revistas Institucionais e de divulgação científica
Fiocruz Amazônia Revista - Destinada a divulgar ações e pesquisas desenvolvidas na unidade da Fiocruz na Amazônia, contribuindo assim, para a promoção da ciência, tecnologia e inovação em benefício da sociedade.
Poli - Saúde, Educação e Trabalho - Propõe contribuir para a formação de profissionais, estudantes, professores e gestores que atuam na interface entre essas áreas de trabalho, educação e saúde. Desenvolvida pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), representa o jornalismo público a serviço do fortalecimento da educação profissional em saúde.
Radis - É resultado de um programa nacional e permanente de jornalismo crítico e independente em saúde pública, iniciado em 1982, na Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp). Os objetivos do projeto original estavam nas iniciais do próprio nome: reunião, análise e difusão de informação sobre saúde, que inovava também por adotar um conceito ampliado de saúde, incluindo qualidade e condições de vida. Em 2002, o programa reuniu todo o acervo de suas publicações e lançou a Revista Radis. Hoje, a publicação é enviada para mais de 70 mil assinantes em todos os municípios do país. Sua assinatura é gratuita, e em sintonia com o princípio constitucional de que “saúde é direito de todos e dever do Estado”.
Rets - A Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (Rets) é uma articulação entre instituições e organizações envolvidas com a formação e qualificação de pessoal técnico da área da saúde na América Latina, Caribe, Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) e Portugal. A revista é uma publicação trimestral editada pela Secretaria Executiva da Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde.
RET-SUS - Periódico da rede governamental criado pelo Ministério da Saúde, pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde e pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde para facilitar a articulação entre as 36 Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde (RET-SUS) e fortalecer a Educação Profissional em Saúde.