Diálogos sobre Saúde e Protagonismo Infanto-Juvenil
Organizado pela Coordenadoria de Cooperação Social (Presidência/Fiocruz), o livro “Diálogos sobre Saúde e Protagonismo Infanto-Juvenil – Ações e desafios para a Fiocruz” reúne seis artigos que relatam a experiência de diferentes unidades da Fundação, em projetos realizados com o público infanto-juvenil. Participaram desta publicação representantes do Programa de Desenvolvimento do Campus Fiocruz Mata Atlântica; Gerência Regional de Brasília (Gereb/Fiocruz Brasília); Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves); Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec); Museu da Vida (COC), Cooperação Social e a Rede CCAP.
Território, participação popular e saúde: Manguinhos em debate
Publicado pela Fiocruz, por meio da Coordenadoria de Cooperação Social, da Assessoria de Cooperação Social e do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz), do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Peja-Manguinhos), o livro aborda o conceito de cooperação presente nas áreas de ensino e pesquisa da Ensp. Nele, os autores também analisam o Plano de Desenvolvimento Urbanístico do Complexo de Manguinhos, elaborado em 2004 e tido como referência para as principais decisões do PAC-Manguinhos.
O caminho das águas na sub-bacia do Canal do Cunha (2015)
Neste relatório, o IV Encontro do Comitê dos Rios traz para o debate público a construção de um instrumento - o Observatório da Sub-bacia Hidrográfica do Canal do Cunha - capaz de contribuir para grupos sociais dos territórios que compõem a sub-bacia a possibilidade de incidir e refletir sobre os princípios ético-políticos das suas relações com a natureza. Organizado pelo Grupo de Articulação dos Povos da Sub Bacia do Canal do Cunha, no dia 26 de setembro de 2015, o evento contou com o apoio da Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência/Fiocruz para um diálogo sobre como garantir o direito a ambientes sustentáveis e saudáveis em territórios urbanos vulnerabilizados. Entitulado Caminho das Águas na Sub-bacia do Canal do Cunha: Participação e Gestão Democrática dos Recursos Hídricos, o relatório sistematiza as discussões desse dia.
Indicadores em Cooperação Social (2014)
O Relatório apresenta os indicadores sociais construídos pelo Grupo de Trabalho de Indicadores em Cooperação Social para Saúde, no período entre setembro de 2013 a junho de 2014.
A Coordenação de Cooperação Social e representações de treze Unidades técnico-científicas e administrativas da Fiocruz construíram a ferramenta para mapeamento dos projetos. A partir dela, foram identificadas iniciativas desenvolvidas pela Fiocruz em interface com grupos sociais, comunidades, territórios e regiões para redução das iniquidades sociais em saúde.