Instituída pela Portaria 485/2014-PR, a Comissão Permanente de Acesso a Informações (CPAI/Fiocruz) é responsável por estabelecer critérios para a classificação, desclassificação e reavaliação de documentos, dados e informações e definir como será o tratamento das informações pessoais e/ou sigilosas. A criação da CPAI atende à sugestão do artigo 34 do Decreto 7.724/2012, que indica a instituição de Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Sigilosos nos órgãos e entidades do Governo Federal.
A CPAI é constituída por representantes das unidades da Fiocruz, que desenvolvem atividades diversas e que envolvam a produção de documentos passiveis de classificação da informação em relação ao sigilo. Realiza trabalhos integrados com a coordenação do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos (SIGDA), a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos Arquivísticos da Fiocruz (CPADA) e compõe o Fórum de Ciência Aberta da Fiocruz. Também atua de maneira integrada com outras Unidades por meio de subcomissões ou grupos de trabalho.