A Fiocruz está comprometida com a promoção da equidade de gênero na Ciência, em consonância com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos na Agenda 2030.
O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, comemorado em 11 de fevereiro, foi instituído em 2015 pela Assembleia das Nações Unidas e passou a integrar o calendário de eventos da Fundação em 2019. Sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, o evento acontece em diversos países, com atividades que visam dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.
Com 263 páginas, livro reúne um conjunto de experiências de mulheres cientistas da Fiocruz no Brasil, voltadas sobretudo para servir de inspiração para escolas e alunas. A obra também traça um panorama atual da presença feminina na Fiocruz.
Atividades são da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma) e do Programa Mulheres e Meninas na Ciência
Artigo publicado por Ilana Ambrogi (Ensp) na página do Epidemic Ethics, avalia a ausência de gestantes nos ensaios clínicos de vacinas para Covid-19.
O estudo é realizado em parceria com a Universidade de Southampton, na Inglaterra e avalia saúde sexual e reprodutiva das venezuelanas migrantes em Manaus e Boa Vista
Beatriz Grinsztejn, médica do Instituto Nacional de Infectologia (INI/Fiocruz), recebeu o prêmio em reconhecimento à sua contribuição para a rede HIV Vaccine Trials Network
A pesquisadora da Ensp/Fiocruz Sheila Mendonça foi contemplada com a indicação para o Eve Cockburn Mentoship Award.
Fiocruz Brasília e UnB realizam Mostra de Ilustrações e roda de conversa sobre mulheres na ciência.
Iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia por meio do Programa Ciência na Escola
A Fiocruz está presente em todo o território nacional com ações, programas e projetos que buscam contribuir para transformações sociais, como aquelas que envolvem a participação e o protagonismo de mulheres na ciência.
Evento abordará o tema Duzentos anos da "questão indígena" e será transmitido pelo canal da Fiocruz no YouTube