11/08/2023
Fonte: Icict/Fiocruz
O Repositório Institucional Arca, da Fiocruz, está disponibilizando vários registros em acesso aberto para a comunidade. Desta vez, já estão disponíveis aos usuários da plataforma, documentos sobre Covid -19, dengue, zika e chikungunya, além do tema Saúde Indígena.
O acervo contempla os desafios que a pandemia trouxe para a saúde global, mostrando a produção científica que refletiu a compreensão da doença, a busca por tratamentos eficazes e a implementação de medidas de prevenção, com documentos inseridos desde março de 2020.
No acervo sobre Covid-19 é possível encontrar estudos que abrangem uma variedade de tópicos, como epidemiologia, diagnóstico, tratamentos e estratégias de prevenção. Para Claudete Queiroz, coordenadora técnica do Arca, o repositório está ajudando a combater à desinformação. “Em um momento em que a desinformação sobre Covid-19 foi um desafio significativo, a disponibilidade de informações confiáveis e atualizadas foi e ainda é crucial. O Repositório Arca oferece um canal confiável para o acesso às pesquisas sobre a doença". Segundo Queiroz, isso ajuda a combater a propagação de informações errôneas e a promover a adoção de medidas baseadas em evidências científicas sólidas.
O Repositório disponibiliza mais de 2.900 documentos sobre o tema. Destacamos alguns:
Vídeo: Talk show: novo coronavírus Sars-Cov-2 Covid-19 – Fiocruz Brasília
Trabalhos apresentados em eventos: Desenvolvimento de biblioteca de anticorpos scFv específicos anti- SARS-CoV - 2 a partir de plasma convalescente de pacientes recuperados de Covid-19 usando tecnologia de exibição de fagos – Ahmed, Kafil et al.
Manuais técnicos e Procedimentos: Guia de Orientações em relação à alimentação e exercício físico diante da pandemia da doença pelo SARS-CoV-2 (Covid -19) – Cogepe/Fiocruz
Áudio: CoronaFatos – Entrevista: Fake Science e Covid – Canal Saúde
Acervo Dengue, Zika e Chikungunya
Este acervo contempla informações sobre doenças transmitidas pela fêmea do mosquito Aedes aegypti – dengue, zika e chikungunya – com uma coleção de publicações em acesso aberto, que contempla as pesquisas sobre estratégias de controle de vetores, novas terapias e estudos epidemiológicos relevantes, dentre outros temas.
No acervo podem ser encontrados mais de 8.000 documentos sobre as três doenças, distribuídos entre: artigos, teses, trabalhos apresentados em eventos, periódicos, preprints , livros, relatórios institucionais, dentre outros, dos quais destacamos:
Livro: Almanaque Dengue, Chikungunya e Zika – Marteleto, Regina Maria et al.
Vídeo: Arboviroses - Figueiredo, Rafael et al. – Figueiredo, Rafael et al.
Para a coordenadora técnica do Arca, Claudete Queiroz, há sempre espaço para a criação de acervos sobre temas variados no repositório institucional da Fiocruz. “Temos diferentes coleções já disponíveis, mas caso seja necessário criar uma nova, fazemos primeiro uma validação da tipologia para depois construirmos os metadados”, afirma.
Segundo Queiroz, a disponibilidade do Repositório Arca em acesso aberto promove a transparência, permitindo que pesquisadores e tomadores de decisão tenham acesso imediato aos avanços científicos e possam utilizar essas informações para embasar suas ações”.
Acesse aqui os acervos:
• Covid-19
Mais em outros sítios da Fiocruz