Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Antropologia de Leeds no Jacarezinho é tema de novo livro da Editora Fiocruz

08/08/2023

Luiza Trindade/Editora Fiocruz

Compartilhar:

A Editora Fiocruz lança, nesta quarta-feira (09), O encontro da Antropologia com a favela: Anthony e Elizabeth Leeds no Jacarezinho, da historiadora e cientista social Rachel Viana, vinculada à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

O livro trata dos encontros entre o consagrado antropólogo Anthony Leeds, os jovens da agência norte-americana de cooperação técnica Peace Corps no Brasil, os estudantes do então recém-inaugurado Programa de Antropologia Social do Museu Nacional e os moradores das favelas do Rio de Janeiro, notadamente o Jacarezinho, na década de 1960.

Mas ainda de outros encontros, decisivos para as ciências sociais no Brasil, resulta a obra. Além do que a nomeia, entre a antropologia e a favela, há o que uniu Anthony Leeds e a voluntária do Peace Corps, Elizabeth Plotkin, depois Leeds, que viriam a escrever A Sociologia do Brasil Urbano, clássico da etnografia, agora escrutinado pela autora.

 

A favela como solução

Essas convergências tiveram papel fundamental na construção dos estudos urbanos no Rio de Janeiro, ajudando a formar uma geração de jovens cientistas sociais que, por meio de pesquisas de campo inovadoras, desafiou a tese da cultura da pobreza e as teorias da modernização ou da marginalidade. 

À vista dessa nova antropologia, os assentamentos deixam de aparecer como um problema, para surgirem como solução das limitações sociais e materiais impostas à população.

"As percepções dos Leeds e dessa rede científica captavam algo que as autoridades oficiais, a mídia e alguns cientistas sociais negavam: a vida pulsante [da favela], sobretudo em seus aspectos políticos e econômicos", afirma na apresentação da obra a autora.

 

Prêmio Oswaldo Cruz de Teses

Finalmente, o livro, oriundo de produção acadêmica consagrada pelo Prêmio Oswaldo Cruz de Teses em 2020, na categoria Ciências Sociais e Humanas, resulta do encontro de Rachel Viana com o material doado por Elizabeth Leeds ao Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, entre os quais, notas de campo, cartas e outros documentos, que integram esse acervo hoje aberto à consulta.

É dele que Viana seleciona as fotos, bilhetes pessoais, notas de pesquisa e até um poema, reproduzidos ao fim do volume. Além das imagens, a edição inclui uma ampla bibliografia e um anexo, contendo o resumos dos trabalhos apresentados pelos voluntários do Peace Corps e por Anthony Leeds no 37º Congresso Internacional de Americanistas Mar del Plata, Argentina, 1967.

“Ao escrutinar a etnografia pioneira executada por Anthony Leeds e Elizabeth Leeds, com base nos registros reunidos no acervo sob a guarda da Casa de Oswaldo Cruz (...), Rachel Viana desempenha trabalho de fôlego, original e de grande significância para os estudos sobre favelas e, ao mesmo tempo, sobre a antropologia urbana que as tomou como objeto de averiguação”, comenta Nísia Trindade, ministra da Saúde, no prefácio da presente edição.

 

Sobre a autora

Rachel de Almeida Viana é bacharel e licenciada em ciências sociais, doutora em história das ciências, pesquisadora de pós-doutorado da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e professora da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Voltar ao topoVoltar