Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Políticas públicas de governo, telerregulação assistencial e obesidade são temas da CSP


10/08/2023

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:


A edição de julho de 2023 de Cadernos de Saúde Pública está disponível na íntegra no site da revista. O Editorial “Do Bolsa Família ao Arcabouço Fiscal: perspectivas sobre a agenda social do terceiro Governo Lula é um convite à leitura do Ensaio publicado no mesmo fascículo, promovendo um panorama dos últimos governos. "Será a combinação de políticas sociais delimitadas e universais a forma mais efetiva de assegurar a equalização de oportunidades?", questionam os autores.

Ensaio, por sua vez, detalha a trajetória de implantação e as mudanças no Programa Bolsa Família ao longo dos anos e as medidas tomadas por governos posteriores, como o Auxílio Emergencial e o Auxílio Brasil. As autoras apontam que a análise é especialmente relevante ao enfrentar desigualdades duradouras e aquelas exacerbadas por crises sanitárias, aprimorando as abordagens e promovendo uma distribuição mais equitativa dos recursos.

O artigo Avaliação da implantação de um projeto de telerregulação assistencial em uma capital brasileira monstra que um dos principais fatores que limitaram a implantação foi a rotina nas unidades básicas de saúde de acompanhamento e reenvio das solicitações devolvidas pelos profissionais do projeto por ausência e/ou necessidade de complementação de dados clínicos.

O estudo Obesidade e interseccionalidade: análise crítica de narrativas no âmbito das políticas públicas de saúde no Brasil (2004-2021) discute a relação entre marcadores sociais e vulnerabilidade à obesidade, destacando a importância das políticas de saúde. O artigo trata, também, sobre a abordagem interseccional crítica no cuidado das pessoas com obesidade no Brasil.

Estudos sobre saúde promovida por redes sociais e comunitárias, cuidado a pessoas com anorexia e bulimia nervosa e lacuna de dados sobre saúde de gênero também integram esta edição.

Acesse na íntegra a edição de julho de Cadernos de Saúde Pública

Voltar ao topoVoltar