Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Mitos e verdades sobre o autismo na programação da VideoSaúde


09/08/2023

Fonte: Icict/Fiocruz

Compartilhar:

O Programa VideoSaúde, exibido no Canal Saúde apresenta temáticas importantes durante todo o mês agosto. Dentre elas, igualdade racial, agricultura urbana, doenças congênitas, zoonoses e arboviroses.  

Abrindo a programação, a animação Rattus Rattus resgata a história da saúde no combate à peste bubônica, uma homenagem ao aniversariante do mês, Oswaldo Cruz (5/8). e logo após, pesquisadores esclarecem questões em Febre amarela: conheça os vetores da doença.

Outro destaque do mês é o documentário Saindo da caixinha, que mostra os benefícios do envolvimento de crianças com a agricultura urbana e, no programa especial, temos mitos e verdades sobre o autismo, o dia a dia de famílias que convivem com a doença.

7/8, segunda-feira, 22h30 - Rattus Rattus | Febre amarela: conheça os vetores da doença

Rattus Rattus
Rio de Janeiro, 1904, Oswaldo Cruz promove intenso combate à peste bubônica. Heitor, um pequeno imigrante, descobre uma maneira inusitada de ganhar dinheiro: caçar ratos. Uma saborosa animação ambientada há mais de um século, mas cujo contexto segue presente. 

Febre amarela: conheça os vetores da doença

Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) explicam quem são os responsáveis pela transmissão da febre amarela e as diferenças entre os ciclos silvestre e urbano. 

Reprises:
9/8, quarta, às 22h30
11/8, sexta, às 22h30
13/8, domingo, às 21h30

14/8, segunda-feira, 22h30 - Enrolado na raiz 

Mulheres negras falam sobre as diferentes formas de violência física e simbólica que o racismo impõe, cotidianamente, sobre seus corpos. Desejos, sonhos, frustrações, traumas e enfrentamentos são expostos em falas que recuperam as experiências da infância à idade adulta, exigindo um gesto de emancipação política frente à sociedade marcada pela discriminação racial e de gênero.

Reprises:
16/08, quarta, às 22h30
18/8, sexta, às 22h30
20/8, domingo, às 21h30

21/8, segunda-feira, 22h30 - Saindo da caixinha 

O documentário aborda a temática da agricultura urbana e os benefícios que a participação em hortas comunitárias pode trazer para as escolas, comunidades e os espaços de socialização, demonstrando resultados na vida e na saúde das pessoas envolvidas.

Reprises:
23/8, quarta, às 22h30
25/8, sexta, às 22h30
27/8, domingo, às 21h30

28/8, segunda-feira, 22h30 - A Pesquisa na Fiocruz Bahia - Parte II 

Leishmaniose - Pesquisas para enfrentamento
O pesquisador da Fiocruz, Manoel Barral, fala sobre a doença, faz um panorama sobre as pesquisas em leishmaniose, os estudos realizados na Fiocruz Bahia e os principais desafios. 
 
Leishmaniose canina
A pesquisadora da Fiocruz Bahia, Deborah Fraga, fala sobre a leishmaniose em cães e os estudos desenvolvidos em áreas endêmicas. 

Zika: síndrome congênita 
Conheça as pesquisas desenvolvidas pela Fiocruz Bahia sobre a Síndrome Congênita do Vírus da Zika. Saiba como os bebês são acometidos pela doença e quais foram os resultados dos estudos. 

Zika: Guillan-Barré e outras síndromes
Conheça as pesquisas desenvolvidas pela Fiocruz Bahia sobre a Síndrome de Guillan-Barré e outros danos causados pelo vírus Zika em adultos e crianças. 

Reprises:
30/8, quarta, às 22h30
1°/9, sexta, às 22h30
3/9, domingo, às 21h30

29/8, terça-feira, 23h - Programa VideoSaúde Especial – Autismo: vida real 

Para construir uma visão real sobre o autismo, o documentário conta com especialistas, arquivos pessoais das famílias e, também, vai acompanhar o trabalho da Associação Fortaleza Azul, que desenvolve atividades de protagonismo e luta pelos direitos dos autistas. 

Reprise:  31/8, quinta-feira, às 23 horas

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar