Serviços 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
Início do conteúdo

07/11/2018

Núcleo de Estudos do IOC promove debate sobre ciência e inovação no novo governo


Por: Lucas Rocha (IOC/Fiocruz)

Com o tema Ciência, Tecnologia e Inovação e Meio Ambiente no novo governo, a próxima edição do Núcleo de Estudos Avançados do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) acontece no dia 08/11, às 14h. Participam do encontro o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira; o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich; o presidente do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Sergio Besserman Vianna, e o jornalista e editor do site Direto da Ciência, Mauricio Tuffani. A iniciativa é coordenada pelos pesquisadores do IOC Renato Cordeiro e Maria de Lourdes Oliveira. As atividades serão realizadas no auditório Emmanuel Dias, do Pavilhão Arhtur Neiva, no campus Fiocruz, no Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos).

O evento, integrado ao 6º Encontro do IOC, conta com o apoio da Presidência da Fiocruz. A entrada é gratuita e não tem necessidade de inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela internet.

Sobre os palestrantes
Ildeu de Castro Moreira é doutor em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor do Instituto de Física e do programa de pós-graduação em história das ciências da UFRJ. Trabalha nas áreas de física teórica (sistemas não-lineares), história da ciência e comunicação pública da ciência. É membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desde 2017, é presidente da SBPC.

Luiz Davidovich é graduado em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor em física pela Universidade de Rochester, dos Estados Unidos. A ênfase de suas pesquisas está nos campos da óptica quântica e informação quântica, com foco nos temas: emaranhamento quântico, descoerência, dispositivos para computação quântica, reconstrução de estados quânticos, teoria do laser, metrologia quântica. Davidovich é membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês) e da Academia Nacional de Ciências (NAS, na sigla em inglês) dos EUA. É presidente da Academia Brasileira de Ciências desde 2016. 

Sergio Besserman Vianna é economista, com graduação e mestrado pela PUC-Rio. Tem experiência na área de economia, com ênfase em história econômica do Brasil, economia do meio ambiente, desenvolvimento econômico sustentável, história do aquecimento global e de mudanças climáticas e estatísticas sócio-econômicas do Brasil. Foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. 

Maurício Tuffani, editor do site Direto da Ciência, é jornalista especializado em ciência, meio ambiente e ensino superior, baseado em São Paulo. Foi editor-chefe da revista Scientific American Brasil, repórter e editor de Ciência da Folha de S.Paulo. Também foi redator-chefe e editor-chefe da revista Galileu, fundador e diretor editorial da revista Unesp Ciência e editor-executivo dos portais PNUD Brasil (do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e Nações Unidas no Brasil. Lançou o site Direto da Ciência em 2016.

Sobre o NEA
O Núcleo de Estudos Avançados do IOC discute temas de importância para a saúde pública com a participação de convidados de diversas áreas do conhecimento. Confira a cobertura das edições anteriores.

 

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar