Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Internet e Saúde no Brasil: curso baseado em livro está com inscrições abertas


12/05/2022

Fonte: Informe Ensp

Compartilhar:

Estão abertas, até 9 de junho, as inscrições para o curso Internet e Saúde: Desafios e Tendências 2022. Os interessados podem se inscrever na Plataforma Sigals Fiocruz. Voltado aos profissionais de nível superior que tenham realizado ou estejam desenvolvendo pesquisa na área da internet e saúde, o curso busca promover um debate crítico e criativo sobre as diferentes tendências e desafios das mídias digitais no campo da saúde. Ofertado no formato presencial e on-line, o curso de qualificação debate, ao longo das suas cinco Unidades de Aprendizagem o conteúdo do livro Internet e Saúde no Brasil: Desafios e Tendências (Cultura Acadêmica, 2021).

O curso tem carga horária total de 40 horas, distribuídas em 30 horas de aulas presenciais (em formato remoto) e 10 horas para elaboração de um trabalho final. As aulas começam no dia 11 de julho e terminam em 15 de julho, sendo realizado de segunda-feira à sexta-feira, das 9 às 12h, e das 14h às 17h. Os momentos virtuais de interação serão pelas plataformas Zoom e Moodle.

Como trabalho final o aluno redigirá uma resenha critica de pelo menos um capitulo do livro Internet e Saúde no Brasil: Desafios e Tendências. A coordenação geral do curso é do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz), André Pereira Neto. Os pesquisadores Matthew Flynn e Denise Ayres Gomes, são os coordenadores adjuntos. Acesse o edital do curso para mais informações.

Sobre o livro

O livro Internet e Saúde no Brasil: Desafios e Tendências é a versão em português do livro The Internet and Health in Brazil: Challenges and Trends, publicado em inglês em 2019 pela Editora Springer. A obra analisa como o fenômeno social da internet em saúde está transformando práticas e percepções de saúde no Brasil. 

A publicação foi escrita de forma direta e compreensível para profissionais, pesquisadores, estudantes de comunicação e saúde, bem como para stakeholders e demais interessados em entender melhor as tendências e os diferentes desafios relacionados ao fenômeno social da internet em saúde. 

Dividido em cinco partes, com um total de 22 capítulos e uma introdução, o livro oferece uma visão atual sobre as experiências do Brasil com a Internet e analisa as tendências e os desafios existentes em sua relação com a saúde. Os autores são professores e pesquisadores de instituições acadêmicas brasileiras de excelência, de diferentes regiões do país.

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar