Início do conteúdo

Fiocruz lança chamadas de Prêmio de Teses e Medalha de Mérito Educacional 2022


09/05/2022

Isabela Schincariol (Campus Virtual Fiocruz)

Compartilhar:

Com profunda convicção na ciência e no potencial de desenvolvimento acadêmico científico e tecnológico da instituição, a Presidência da Fundação Oswaldo Cruz anuncia a sexta edição do Prêmio Oswaldo Cruz de Teses e a quinta edição da Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional, iniciativas que valorizam a produção do conhecimento acadêmico em saúde. Apesar do cenário desfavorável para a área, a Fiocruz trabalha cotidianamente para o fortalecendo do sistema brasileiro de ciência e tecnologia, sendo a manutenção dessas honrarias anuais mais um exemplo, entre tantos outros, de valorização de nossas áreas de pesquisa. As inscrições estão abertas! Conheça as chamadas:

- Prêmio Oswaldo Cruz de Teses
- Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional

Ambas as chamadas internas são coordenadas pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). Para a coordenadora-geral adjunta de Educação da Fiocruz (CGE/VPEIC), Eduarda Cesse, essas honrarias enaltecerem a produção acadêmica brasileira, sobretudo para o avanço do campo da saúde. "Por mais um ano consecutivo, e ainda em cenário de pandemia, seguimos superando obstáculos para dar visibilidade e condecorar aqueles que em nenhum momento deixaram de se dedicar à pesquisa e à ciência do nosso país", destacou.

 Fiocruz lança chamadas de Prêmio de Teses e Medalha de Mérito Educacional 2022

Prêmio Oswaldo Cruz de Teses  2022 - inscrições até 30/6/2022

O Prêmio Oswaldo Cruz de Teses (Poct) visa distinguir teses de elevado valor para o avanço do campo da saúde em diversas áreas temáticas de atuação da Fundação Oswaldo Cruz. 

Poderão concorrer doutores e doutoras, cujas teses tenham sido defendidas entre os meses de maio de 2021 e abril de 2022 nos cursos da Fiocruz e de cursos nos quais a Fundação participa de forma compartilhada, e que sejam registrados na Coordenação-Geral de Educação (CGE). 

As inscrições podem ser realizadas tanto por alunos egressos como pelas coordenações dos programas de pós-graduação (PPG) da Fiocruz, com a anuência do egresso. É importante destaca que não há restrição quanto ao número de egressos inscritos por curso.

Destaca-se ainda que a comissão julgadora do Poct será formada por membros externos à Fiocruz, considerando o número de inscritos em cada área. 

Será selecionada uma tese de cada uma das áreas abaixo indicadas:

• Ciências Biológicas aplicadas e Biomedicina;
• Medicina;
• Saúde Coletiva;
• Ciências Humanas e Sociais

O PPG no qual foi realizado o curso não limita a escolha da área. O candidato ou o PPG que o indicou deve apontar no formulário de inscrição a área temática na qual melhor se enquadra o trabalho. As inscrições devem ser enviadas até 30/6/2022 para o e-mail: premio.oct@fiocruz.br.

Cada premiado receberá um certificado e o apoio de até R$ 7.500,00 (sete mil e quinhentos reais), que poderá ser utilizado para deslocamento, inscrição e estadia em eventos presenciais; inscrição em evento remoto; publicações de artigos em revistas especializadas/traduções de artigos, que nesta edição traz como novidade a obrigatoriedade de ser em revista de acesso aberto e Qualis B2 ou superior na respectiva área de avaliação do PPg de origem na Capes; cursos presenciais ou à distância e compra de livros acadêmicos; cursos presenciais ou à distância e compra de livros acadêmicos. 

Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional 2022 - inscrições até 19/8/2022

A Medalha Virginia Schall de Mérito Educacional tem como objetivo reconhecer e valorizar os esforços educacionais de seus servidores e servidoras, distinguindo trajetórias acadêmicas de elevado mérito na educação no campo da saúde. A premiação é concedida para apenas um indivíduo, sem a possibilidade de concessão compartilhada nem a concessão de menção honrosa.

No ano de 2022, somente serão aceitas candidaturas de profissionais com destacada atuação nas áreas da Medicina e/ou Ciências Biológicas aplicadas e Biomedicina.
     
Busca-se dos candidatos indicados à Medalha uma trajetória meritória de contribuições para a educação por meio da formação de pessoal para o campo da saúde e reconhecida pelos pares; integridade profissional; contribuição duradoura para o campo de atuação, expressa, entre outros elementos, pela capacidade de seus ex-alunos; reconhecimento geral das características de liderança no campo da educação; e influência estadual, nacional e/ou internacional nas políticas educacionais.

A candidatura à Medalha poderá ser apresentada de três formas: 
(a) Autoindicação – o servidor apresenta a sua própria candidatura; 
(b) Indicação pelo Conselho Deliberativo (CD) de unidade da Fiocruz;
(c) Indicação pela Comissão de Pós-Graduação (CPG) de programa de pós-graduação Stricto sensu da Fiocruz.

Os documentos para candidatura devem ser enviados, até 19/8/2022, com clara indicação do nome do candidato(a), para o endereço medalhavs@fiocruz.br.  

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar