Fiocruz

Fundação Oswaldo Cruz uma instituição a serviço da vida

Início do conteúdo

Pobreza e saúde no Brasil são temas do Curso de Inverno da Casa de Oswaldo Cruz


11/05/2022

Fonte: COC/Fiocruz

Compartilhar:

Refletir historicamente sobre as relações entre pobreza e saúde no Brasil a partir da abordagem de diferentes temas que funcionam como janelas através das quais se observa essa relação com mais detalhes e complexidade. Este é o objetivo geral do Curso de Inverno 2022, que será realizado remotamente pelo canal do YouTube da Casa de Oswaldo Cruz entre 11 e 15 de julho.

Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da Saúde (PPGHCS) da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, o curso já está com as inscrições abertas no Campus Virtual Fiocruz. Os certificados serão emitidos aos participantes previamente inscritos que cumprirem a carga horária mínima da 75% da frequência.

As cinco aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, entre 14h e 16h, totalizando dez horas. A programação do curso será composta de aulas sobre assistência e saúde no século 19: atuação das Santas Casas de Misericórdia no Brasil; gênero, saúde mental e vulnerabilidade social; políticas habitacionais e participação social; os cientistas sociais como promotores de mudança; e políticas de alimentação no Brasil: do leite mercenário às cozinhas solidárias.

De acordo com os coordenadores do curso, as aulas servirão para os alunos obterem uma ideia mais abrangente sobre as potencialidades do campo da História das Ciências e da Saúde no Brasil a partir do aprofundamento de temas mais ou menos conhecidos do campo, apresentados por professores do PPGHCS e também por convidados.

Saiba mais no Campus Virtual Fiocruz.

Curso de Inverno 2022
Pobreza e saúde no Brasil em perspectiva histórica
Coordenadores do curso: Carolina Arouca, Rachel Viana, Rômulo Andrade e Tamara Vieira
Inscrição: 5 de maio a 4 de julho
Aulas: 11 a 15 de julho, das 14h às 16h
Carga horária: 10h
Modalidade: On-line
Mais informações: Campus Virtual

Mais em outros sítios da Fiocruz

Voltar ao topoVoltar